8 passos para começar seu negócio nas mídias sociais

Conheça os 8 passos para começar seu negócio de forma correta nas mídias sociais

08-passos-para-ooecar-seu-negocio-nas-midias-sociais

Diferente do que muitos empreendedores fazem, para começar seu negócio nos meios digitais é necessário uma serie de etapas bem alicerçada e que tenha um início correto. vejamos cada uma destas etapas:

1 – Ter claro seu produto / serviço

Antes de qualquer coisa, é fundamental que se tenha total clareza e dimensão de quais produtos e serviços você oferecerá para o seu público, pois é perigoso perder-se no meio da caminho e acabar querendo oferecer o que não está dentro da sua área de atuação.

Pense nos tipos de serviços/produtos e suas subcategorias, por exemplo O Consultor Web oferece três tipos de serviços: Palestra, consultoria e treinamento, sendo que em cada um destes serviços tem os seus subserviços. Desta forma, se alguém solicitar um serviço que não esteja dentro deste grupo, fica fácil de explicar que aquele trabalho não está relacionado com minha prestação de serviço.

2 – Conhecer seu público

Tanto quanto saber qual produto e serviço ira oferecer, é imprescindível conhecer quem é o seu público-alvo, pois o que adianta ter um produto/serviço e não saber para quem entregar?

Independente da área de atuação que você escolher, sempre terá um público em potencial com características próprias, e este detalhe fará toda a diferença em sua estratégia, pois,  lá na frente quando começar  as ações nas mídias sociais, você saberá para quem está direcionado o assunto.

Quando estudamos nosso público, meia parte da estratégia já está resolvida, pois sabemos o que falar e para quem falar dentro das mídias sociais, de tal modo que seus resultados serão mais pontuais, tendo um retorno mais rápido em função de saber quem você deseja atingir.

3 -Nome da empresa / domínio

Naturalmente ao criar um empreendimento precisamos ter um nome, e pensando em empreendimento no mundo digital, associamos o nome da empresa com seu endereço na internet, ou seja, o nome da empresa, é o endereço do site.

Este item tem um fator muito particular que muitos ignoram, que é o nome da empresa, esta nem sempre é pensada de maneira estratégica, mas sim como apenas um nome impactante, um nome bonito, ou uma combinação de nomes de pessoas.

Saiba que mais que um nome bonito, é necessário um nome estratégico, isto é valido tanto para fácil memorização de seus possíveis clientes, como para associação da sua empresa com o segmento que você representa.

Imagina uma corretora de seguros que tem o nome “Sol Noroeste“, quando que alguém associará este nome a uma corretora de seguros? Agora se o nome fosse “Corretora de Seguros Sol Noroeste“,  “Sol Noroeste Seguros“, a história já muda.

Se não faz sentido para as pessoas , também não faz sentido para o Google. Se uma pessoa não entenderia que “Sol Noroeste” não tem associação com corretora de seguros, muito menos para o Google, que é um robô. ou seja, se você pesquisar no Google Corretora de Seguros, aparecerá o site solnoroeste.com.br?  Claro que não!

Agora se você fazer a mesma pesquisa no Google, e o site for solnoroesteseguros.com.br certamente em meio a outras corretoras esta também aparecerá. Entendeu como é tão importante o nome da empresa pensando na estratégia para criação do site?

Importante: É essencial procurar um contador para que o mesmo faça o direcionamento de que tipo de empresa você deve abrir focado na sua realidade, este de dará todo o suporte para evitar que você cometa um suicídio empresarial por fazer a escolha sem  o devido conhecimento.

Obs: Na etapa 5 falaremos os detalhes de como realizar a aquisição do domínio do seu site.

4 – Identidade visual

Realizada a parte conceitual, que são as três etapas anteriores, agora é o momento de partir para algo mais prática, criar a identidade da empresa, aquela marca que vai representar sua empresa independente de ser no meio físico ou no meio digital.

Quantas empresas eu vejo presente nos meios digitais que não tem uma identidade,  não tem um referencia, isto é muito ruim, pois as pessoas não pegam afinidade com a marca, pelo fato de que aquela determinada marca se apresenta de formas diferentes em cada mídia.

A identidade visual é um trabalho muito importante, e para fazer tal serviço, é necessário que você contrate um Web Designer, ele é o profissional indicado para criar a identidade visual do seu site de outras mídias e peças impressas.

5 – Servidor de hospedagem

Depois de tudo pensado, antes de criar o site precisamos escolher um local onde ele será hospedado, é neste mesmo lugar que aproveitaremos para comprar o domínio, que é o endereço do seu site na Web, (aquele item visto na etapa nº 3).

Existem vários servidores do Hospedem, muito mais que avaliar os preços, é fundamental avaliar os benefícios de cada um deles. Busque por empresas que hospedem seu site no Brasil, pois se o seu negócio é aqui, não faz sentido ser hospedado lá fora.

Entre os vários serviços de hospedagem presentes no Brasil, eu particularmente gosto do serviço da hostgator.com.br, pois ele tem um fator que considero importante para meus clientes.

Nele eu posso ensinar meus clientes a como criar seu site e blog de forma simples e fácil, pois tem um recurso chamado “instalação rápida” que permite em que no máximo  cinco minutos um site ou blog em WordPress seja instalado.

Domínio: O Pagamento de domínio é anual, ou seja, você compra  e paga uma taxa que hoje está em média R$ 40,00, este valor é pago apena uma vez por ano, e que não pode ser esquecido, pois se não renovar o pagamento, seu site ficará fora do ar.

Hospedagem: A hospedagem é um pagamento continuo, que você pode escolher por pagar mensalmente, ou de outras forma de acordo com a empresa que você escolher. Na Hostgator por exemplo, eu pago a cada três meses.

É este serviço de hospedam que permite a pessoal digitar o endereço do seu site e chegar num lugar que tem o conteúdo, pois este conteúdo está armazenado neste servidor de hospedagem.

6 – Criação do site (avaliar blog)

Este processo  ocorre  juntamente com a aquisição do domínio e servidor. Neste momento que você  começa o processo de criação do seu site, blog ou os dois, tudo isto depende da estratégia que você definiu para seu negócio.  Geralmente um consultor vai dar a melhor orientação sobre o assunto.

Obs: Dependendo do porte da sua empresa, é necessário a criação de um site mais complexo, e neste caso haverá a necessidade da contratação de um programador e não de um Web Designer, pois um programador trabalhará toda a parte complexa e funcional dos recursos do seu site, enquanto o Web Designer trabalhará só a parte estética do seu site, ou seja, apenas aquilo que você vê.

Um site diferente do que muitos pensam, não vive de aparência, ele precisa de visitas, e para isto a parte funcional tem que estar perfeita, para que o Google possa reconhecer seu site  e permita que ele tenha um bom posicionamento. Caso precise de um site mais complexo, é necessário a contratação destes dois profissionais, pois ambos exercem funções especificas.

Acesse esta série de artigo que fala tudo sobre criação de um blog/site em WordPress

7 – Principais mídias sociais

Após feita toda a estruturação de seu serviço e montado os canais oficiais que representam a sua marca, é chegado o momento de estabelecer sua presença nas mídias sociais, utilizando destas como meio para atrair o público até o seu site.

Neste momento é importante pensar na padronização dos nomes, pois , isto fortalecerá a presença digital de sua empresa,  facilitando que sua marca seja encontrada pelo seu público.

O meu site é oconsultorweb.com e nas mídias sociais minha marca também tem o mesmo nome, ou seja em qualquer mídia serei encontrado como  oconsultorweb, isto facilita a divulgação.

Não crie conta em todas as mídias, mais sim, naquelas que são mais expressivas e que vão ao encontro do seu serviço/produto no qual seu público esteja presente.

8 – Produção de conteúdo sistemática e estratégica

Depois de todos os canais devidamente criado, chegou o momento tão esperado e de certa forma o mais importante, pois, nenhuma mídia sobrevive sem conteúdo.

A produção de conteúdo é que permitira toda sua visibilidade tanto no site /blog para bom posicionamento no Google, como nas diversas mídias sociais.

É de extrema importância, planejar quais tipos de assuntos deseja utilizar, quantas públicacões fará na semana, em qual mídia publicará  e para qual público ira direcionar , pois é esta sistemática  que fará sua visibilidade nas mídias sociais.

Conclusão: Este foi um breve resumo dos passos necessários para sua presença correta nas mídias sociais. Perceba que não é algo difícil, porém é trabalhoso, ou seja, ter sucesso nas mídias sociais, é um caminho de dedicação e disciplina diária.

O consultor Web realiza este tipo de consultoria, orientando todo os detalhes deste caminho para sua presença nos meios digitais, fique à vontade para solicitar um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *