Acompanhando as estatísticas do seu blog

Saiba como acompanhar as estatísticas do trabalho realizado em seu blog

Acompanhando as estatísticas do seu blog

Neste ultimo episódio dediquei um pequeno artigo para mostrar algo que é de extrema importância neste ciclo, pois não adianta nada fazer tudo o que foi sugerido nos passos anteriores, se você não sabe quais são os resultados de todo este trabalho, logo utilizar uma ferramenta para medir esta trabalho é algo fundamental.

Recomendo a leitura dos outros artigos desta série sobre blogs: Saiba o que fazer antes de criar um blog

Acompanhar os resultados

  • Qual a Ferramenta?

É fundamental medir os resultados de toda a ação realizada, pois quando criamos um blog, temos um objetivo, e para alcançá-lo precisamos saber o retorno do que está acontecendo.
Para essa finalidade existem ferramentas de estatísticas, e nada melhor do que uma aplicação projetada pela próprio Google para apresentar esses resultados.

O Google Analytics é a ferramenta que indico, por padrão para medir as ações ocorridas em seu blog. É um serviço muito completo e gratuito. Nele você tem uma visão completa dos resultados de forma a explorar estrategicamente, os artigos, focando no conteúdo que o internauta mais procura em seu canal.

Dentro do Analytics você poderá ter visão por exemplo de: quem é seu público, qual perfil, idade, gênero, cidade, estado, que tipo aparelho usa para acessar seu site (Smartphone, Tablet ou computador).

Tipos de acesso: se vieram dos mecanismos de pesquisas, de acessos diretos, sites que te indicaram, mídias sociais e quais mídias.

Conteúdo mais lido: exibe qual o seu conteúdo com maior popularidade, qual tempo de permanência, entre outros fatores.

Aqui está apenas um resumo muito básico da infinidade de recursos que você pode extrair do Google Analytics referente ao seu site.

  • Como Ativar?

Para que você ative o Google Analytics basicamente  em seu blog, serão necessárias duas tarefas:
1- Criar uma conta no Google Analytics e cadastrar os dados do seu blog como nome e  link. Com isto, o serviço gerará um código “UA” para que você possa inseri-lo em seu blog, criando um vínculo e coletando dados de seu canal.

2 – Ativar o plugin “Google Analytics for WordPress“, que está na lista de plugins, e inserir o código gerado pelo Analytics no campo solicitado pelo plugin.

Realizadas essas etapas, o Google Analytics coletará toda a movimentação do seu blog, gerando as mais variadas estatísticas para sua análise.

Assuntos relacionados

Saiba o que é SEO Conheça  melhor o que é SEO Este termo tão comum para alguns, mas muito estranho para outros! Este artigo foi escrito com o propósito para que...
Saiba o que é um plugin WordPress Plugin WordPress, conheça alguns dos mais utilizados  ● Plugin o que é?: Um plugin basicamente permite ampliar as funcionalidades do seu blog sem ...
Estratégia para produção de conteúdo Saiba como trabalhar uma boa estratégia para a produção de conteúdo  para seu blog ou site usando as técnicas de SEO adequadamente Pessoas que trab...

2 ideias sobre “Acompanhando as estatísticas do seu blog

  1. Pingback: Saiba o que fazer antes de criar um blog

  2. Pingback: Saiba como criar e divulgar seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *