Como conseguir maior audiência no Facebook

Aprenda as novas formas de conseguir uma maior audiência em suas postagens no Facebook

Conseguir maior audiência no FacebookSabemos que o Google usa suas técnicas de SEO (Search Engine Optimization, para escolher qual conteúdo aparecerá nas primeiras posições quando alguém escolher aquele determinado assunto, com isto, quem melhor utilizar estas técnicas terá como prêmio o bom posicionamento do seu conteúdo neste mecanismo de busca.

Mas como funciona isto no Facebook?

Muitos pensam  que é só ficar  postando, postando e postando para ter milhões de acesso a uma postagem, isto não é bem verdade, pois,  é necessário usar de técnicas para ter visibilidade também neste rede social. O mecanismo responsável por isto é o EdgeRank, algorítimo que defini qual publicação será exibida no mural.

Entendendo melhor sobre o EdgeRank

O Facebook escolhe qual postagem mostrará para um usuário da rede com  base no grau de interesse que ele tem por aquele assunto, e isto é decidido pelo algoritmo do EdgeRank, que tem como critérios atuais, os seguintes pontos: qual a intensidade de interação que o autor daquela postagem tem com aquele determinado contato? É isto que decidirá se  as postagens irão aparecer com frequência ou não.

Entendendo na prática, com este exemplo

Paulo Moraes, tem um perfil no Facebook, que posta dicas de tecnologias,  tendo como amigos na rede, Paula Lima e Carlos Biajoni, deste dois, Paula Lima é quem mais faz interação com  Moraes, comentando suas postagens, curtindo e compartilhando, com isto o Facebook percebe que Paula, tem interesse no conteúdo daquele canal e começa a priorizar as postagens feitas por Paulo Moraes, e ao mesmo tempo, omitindo noticias de outros colegas que não tem tanta interação.

Se você ficava perguntado, como que o Facebook define qual postagem ele mostrará ou não? O objetivo deste artigo foi mostrar um pouco desta realidade para quem tem um perfil com foco estratégico ou um fan page.

Regras que foram adotadas recentemente pelo Facebook para definir o que exibir e para quem exibir:

Foram feitas pesquisas com um grupo de pessoas para descobrir o que elas consideram como informação de qualidade, pois o Facebook definiu que de agora em diante, para um conteúdo ser considerado bom, precisa ter alto padrão de qualidade, mas para entender isto, é necessário ter como base a avaliação de pessoas.

Pensando nisto, foi realizado uma enquete com algumas das perguntas abaixo:

– Este conteúdo é relevante ou oportuna?

– Este conteúdo é  de uma fonte que você confia?

– Quer compartilhar com os amigos ou recomendar a outros?

– O conteúdo é realmente interessante para você ou ele está simplesmente forçando você receber  notícias, pedindo para assinar o canal?

Você chamaria isso de  um post de baixa qualidade ou meme?

Você reclamaria ao ver este conteúdo em seu Feed de notícias?

Foram utilizados os resultados desta pesquisa para construir um novo sistema de aprendizado para que o algorítimo  detecte conteúdo definido como de alta qualidade. O sistema utiliza mais de mil diferentes fatores, tais como a freqüência com o conteúdo de uma determinada página é relatado como de baixa qualidade entre outros fatores.

Fonte: https://www.facebook.com/facebookforbusiness/news/

Dica de Ouro:

Assim como as técnicas de SEO do Google  passam por várias atualizações, o Edgerank do Facebook, sempre passa por mudanças, de tal forma que, o que escrevo neste post hoje, pode não ter fundamento dentre alguns dias, ou seja, sempre é necessário acompanhar as mudanças.

Para ficar atualizado sobre estas mudanças,  acompanhe o canal oficial: https://www.facebook.com/facebookforbusiness/news/

Gostou deste artigo? qual a sua dúvida?

Assuntos relacionados

Perfil Profissional no Facebook Aprenda como deixar seu perfil  profissional no Facebook Estas dicas estão direcionadas aos membros do Facebook que desejam ter um perfil com um ...
O que é hashtag e como utilizar para sua estratégi... Descubra o que é hashtag e como utilizar para a estratégia de seu negócio Vamos a uma definição básicas para este termo, e em seguida vamos decorre...
Ferramenta para calcular porcentagem de texto em a... Saiba como calcular porcentagem de texto numa  imagem de anúncio do Facebook Este artigo foi escrito para sanar a dúvida de pessoas que tiveram s...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *