Como saber o que as pessoas pesquisam no site

 Saiba o que as pessoas estão pesquisando em seu site

Saiba o que as pessoas estão pesquisando em seu site

Esta é uma dica muito importante para quem tem um blog ou site focado para um público especifico e quer saber se o seu conteúdo está de acordo com o que seu público de fato procura.

Quem tem um blog  ou site, geralmente tem como meta, captar muitas visitas para o conteúdo presente em seu canal, mas, muitas vezes acham que o público está procurando um conteúdo quando na verdade estão procurando outro.

Como saber qual conteúdo meu público está buscando?

Aqui entra em ação uma opção fundamental em seu canal, ter o campo de “Busca” para que o usuário  tenha a liberdade de procurar o que de fato pretende encontrar em seu canal, mas ainda não é este o segredo, este é apenas o campo obrigatório para coletar estes dados, e depois seguir o processo.

Qual é o processo para descobrir o que o público pesquisou?

Você precisa ter uma conta no Google Analytics, (responsável pelo monitoramento do seu site) e nesta realizar as configurações para descobrir quais são os assuntos que as pessoas digitam no campo de busca.

Como monitorar o campo de busca no Google Analytics

Para ter acesso a área de configuração da busca interna, clique  na sua conta no Google analytics, depois clique em “Administrador” na parte superior.

Na próxima tela, na coluna “Vista da Propriedade” clique na  opção  “Visualizar configurações“, ao acessar a área de configuração, vá até a parte inferior na opção “Configuração da pesquisa interna” e logo abaixo clique na opção “desativado” para mudar para “Ativado” em seguida vá até o campo “Parâmetro de Consulta” e informe qual é o caracter de parâmetrode consulta para o seu site.

Veja a imagem de exemplo.

Busca interna no Google Analytics

Veja o vídeo com o passo a passo para você entender melhor

Como saber qual é o carácter de parâmetro de pesquisa do site?

Se seu site ou blog for em WordPress, o caracter utilizado é a letra “S“, mas para que você tenha certeza desta questão, é melhor fazer um teste prático para tirar toda e qualquer dúvida.

Vá no campo de busca do seu site, e pesquise por qualquer assunto e clique para que a consulta seja executada, ao final da pesquisa, observe que o resultado será o link do seu canal seguido por uma barra e depois uma letra, entenda melhor vendo o exemplo:

Fiz uma pesquisa no meu blog com o seguinte texto “teste para artigo” e o resultado exibido no link foi o seguinte:

http://blog.oconsultorweb.com/?s=teste+para+artigo&searchsubmit=

Podemos observar que logo após a “/” temos ?s= e o texto pesquisado, ou seja, a letra “s” é o parâmetro que define a pesquisa.

Como visualizar as palavras que foram pesquisadas?

Apos feito todo o processo de configuração, agora é só coletar os resultados, que pode ser acessado indo em:

ComportamentoPesquisa Interna,  Visão geral: Com isto serão exibidas as palavras que o internauta procurou em seu site, isto pode melhorar em muito o seu site, pois você produzirá o conteúdo pesquisado caso não tenha, ou melhorar a posição deste conteúdo no site, caso ele esteja sendo muito pesquisado.

Assuntos relacionados

O que é hashtag e como utilizar para sua estratégi... Descubra o que é hashtag e como utilizar para a estratégia de seu negócio Vamos a uma definição básicas para este termo, e em seguida vamos decorre...
8 passos para começar seu negócio nas mídias socia... Conheça os 8 passos para começar seu negócio de forma correta nas mídias sociais Diferente do que muitos empreendedores fazem, para começar seu n...
Estratégia no Facebook para páginas, veja o que po... Conheça ações concretas que podem melhorar em muito sua estratégia no Facebook para páginas. Ao percorrer a internet encontramos muitas dicas e...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *