Estratégia para divulgação de um blog

Saiba como realizar uma boa estratégia para a divulgação de seu blog

Estratégia para divulgação de um blog

Entenda nesta artigo algumas estratégicas básicas e iniciais que você deve adotar no processo de divulgação do seu blog, digo básicas, pois como você está começando com seu blog agora, é melhor no início fazer poucas coisas, mas fazer muito bem, para dar um resultado animador, e num segundo momento com maior experiencia, ir avançado nas ações de divulgação do seu trabalho.

Recomendo a leitura dos outros artigos desta série sobre blogs: Saiba o que fazer antes de criar um blog

Mídias Sociais

  • GooglePlus

Diferente das outras mídias, ao postar seu conteúdo nesta rede social, você estará um passo à frente, pois, ao receber uma positivação do seu conteúdo, seu artigo estará melhor posicionado em relação aos outros canais de mesmo conteúdo, simplesmente por ser positivado como +1.

Além disso, todas as pessoas que fazem parte da sua rede de contatos em qualquer ferramenta do Google, quando elas fazem pesquisa no mecanismo de busca por um assunto que também exista  em seu canal, receberão seu conteúdo em primeiro lugar em relação aos outros canais.

  •  Postar conteúdo nas mídias

Ter um blog não se limita apenas a escrever um artigo corretamente, usando todas as técnicas de SEO, para ser localizado pelos mecanismos de busca. É necessário muito mais.

É fundamental estar presente nas mídias sociais mais influentes do mercado para apresentar seu conteúdo ao público dessas redes.

  •  Agendar postagens nas mídias

Uma outra estratégia muito importante é deixar agendado o horário e a data para seu conteúdo ser enviado para as mídias sociais, explorando um público que, geralmente, não conhece o seu blog.

As pessoas têm o hábito de postar conteúdo durante o dia, porém, se esquecem que muitos internautas trabalham, estudam e, nem sempre, estão na internet durante o dia. Assim, realizam sua navegação à noite, nos feriados e fins de semana.

É para esse tipo de situação que utilizamos dia e horário para programar artigos estratégicos e distribuí-los nas mídias sociais (Facebook, Google Plus,Twitter).

Parcerias

  • Outros blogs/site

Esta é uma prática agradável, pois ambos são favorecidos.

Procure fazer parcerias com blogs que ofereçam conteúdo de qualidade e que tenham características semelhantes à sua.  Cuidado para não fazer parceria com um canal que é contrário aos princípios do seu canal, pois isto afetará diretamente seu público.

  •  Guest Post

Escreva em outros sites e blogs como convidado.

Geralmente, outros blogs ou sites farão convites para que você escreva artigos para eles. Não perca esta oportunidade, pois, geralmente, são canais frequentados por um público diferente do seu, o que lhe permite ser reconhecido por um outras pessoas.

Além de ser convidado, é claro que você poderá sugerir algum artigo para ser postado em blogs de conhecidos. Só não se esqueça de que precisará ser um conteúdo exclusivo para aquele determinado canal, pois, se copiar algum artigo do seu blog, o Google penalizará o outro canal, entendendo que ele cometeu plágio de conteúdo.

Assinatura por e-mail

Fidelizar seus leitores: Uma forma eficaz de fazer com que o leitor crie um vínculo com seu blog, é oferecer a ele a possibilidade de receber seu conteúdo por e-mail.

Para realizar esta função, basta utilizar o Feedburner, um serviço do Google que lhe permite criar este processo de modo fácil (clique aqui para aprender).

Após criar o recurso de assinatura, sempre coloque, em meio às suas postagens, o link do serviço gerado, onde você deve escrever, por exemplo, “Receba o conteúdo deste blog gratuitamente por e-mail”. Ao clicar neste link, o leitor preencherá um formulário e, automaticamente, passará a receber o conteúdo do seu blog.

Isso aumentará, consideravelmente, o número de visitantes diários no seu canal, pois os que assinarem receberão todas as suas postagens.

Grupos temáticos

Estar presentes nestes grupos é uma oportunidade a mais para divulgar seu trabalho, pois você aproveitará das dúvidas dos membros, utilizando artigos do seu blog como resposta.

Veja alguns dos grupos mais expressivos da Web.

  • Google Grupos
  • Facebook Grupos
  • Yahoo Grupos
  • Google Plus – Comunidades

3 ideias sobre “Estratégia para divulgação de um blog

  1. Litarcia

    Adorei ler as informações contidas em seu blog. No momento tenho investigado sobre o uso de blogs como ferramenta pedagógica. Visitei alguns blogs interessantes e tenho a intenção de levar essa discussão para o seio da escola onde atuo. Estou indicando o seu blog para consulta e estudo. Acredito que ele será de grande ajuda para aqueles que querem se envolver na produção de blogs escolares.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Litarcia
      Fico feliz por isto, sou apaixonado pela educação, e também pela ação na mídia socias, e somar uma realidade com a outra é o meu grande sonho.
      Fique à vontade para utilizar o conteúdo, espero que possa agregar valor para quem for utilizar
      Grande Abraço

  2. Pingback: Saiba como criar e divulgar seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *