Estratégia para produção de conteúdo

Saiba como trabalhar uma boa estratégia para a produção de conteúdo  para seu blog ou site usando as técnicas de SEO adequadamente

estratégia na produção de conteúdo

Pessoas que trabalham em sites e blogs em sua maioria tem como objetivo ser encontrado facilmente pelo seu público Alvo. Sabemos que isto não acontece somente com ações nas Mídias Sociais, mas também com o trabalho nos mecanismos de busca, em especial o Google.

Para que possamos ser encontrados facilmente por nosso público através do Google, é necessário usar uma série de técnicas de SEO (Serch Engine Optimization), porém entre estas técnicas, uma que é  essencial e básica é a estratégia no momento da produção do conteúdo.

“A boa produção de um conteúdo é a peça chave para seu posicionamento no Google”

A pessoa que escreve no site ou blog é  quem têm a responsabilidade  de promover o conteúdo, para que este possa ser facilmente encontrado pelo seu público-alvo.

Nesta postagem focarei na realidade de quem utiliza blog em WordPress, mas basicamente as técnicas são as mesmas para outros canais.

* Antes de prosseguir é importante saber que focamos nossas estratégias no Google, pois esta ferramenta é utilizada por 93,74% dos internautas brasileiros no momento de fazer uma pesquisa (dados da Serasa Experian ) Para aplicar as técnicas de  produção de conteúdo estratégica é necessário seguir as etapas abaixo:

Com relação ao texto :

publico alvoEscreva o texto pensando em como seu público- alvo procurará por este conteúdo, lembrando que o Google não é o foco, mas apenas a ferramenta que permite este contato. Sua meta é atingir o internauta.

Seu texto precisa deixar claro para o leitor e para os mecanismos de busca do que você está falando, logo, focar o tema alvo é fundamental para ajudar no entendimento. Segue os pontos necessários dentro do texto para você focar no  tema alvo (palavra-chave).

Título do artigo:  Elabore um título eficaz (não se estenda muito, pois  o Google não é amigo de títulos longos, evite passar dos 60 caracteres). procure inserir  na própria descrição a palavra-chave (Tema alvo) do seu artigo;

Sub-título: É título que você insere na primeira linha do texto, geralmente ele é um complemento ao título do artigo, no qual você pode e deve dar mais detalhes sobre o que se trata o assunto. Marque este texto em negrito, não esquecendo de sempre focar na  palavra-chave central.

Parágrafo: Procure de alguma forma citar novamente a palavra-chave (lembrando que nas novas regras do Google são válidas palavras semelhantes) no primeiro parágrafo e também em outras áreas do texto, porém sem forçar a barra e parecer que esta sendo repetitivo na sua escrita;

– A quantidade de texto ideal para uma postagem segundo as técnicas de SEO, são de 300 palavras (no mínimo), mas isto é apenas um parâmetro, tente se manter próximo disso caso não alcance as 300 palavras, o importante é apresentar sua ideia.

Obs: nas nova regras do Google (2013) está sendo levado em consideração textos de qualidade, ou seja, textos mais aprofundados no assunto.

Com relação à Imagem

Insira imagens que representem o assunto que se esta sendo postado, isto facilitará o entendimento sobre o tema, principalmente quando seu conteúdo for compartilhado em mídias sociais que dão destaques para imagens.

Os Mecanismos de buscas não  “enxergam” uma imagem, logo, é necessário inserir descrições em áreas específicas para que estas possam ser “lidas” e aproveitadas em seu favor.

Na área de Título da imagem:  insira descrição  relacionada com o título do artigo sempre focando na palavra-chave;

Nome do arquivo de imagem: Embora poucos prestem atenção neste detalhe, é fundamental antes de subir uma imagem para seu artigo, mudar o nome do arquivo de imagem, inserindo nele o título do seu artigo, isto dará relevância à imagem e ao artigo;

– Texto Alternativo ( também conhecido como “Alt“): Ao inserir a imagem, insira a descrição relativa ao tema.

Obs: É fundamental ressaltar que você não deve utilizar imagens  que são de direitos autorais de terceiros, e também, postar fotos em alta definição (procure deixá-la o mais leve possível), do contrário prejudicará o acesso ao artigo, uma vez que  ficará lento, matando todo o trabalho estratégico realizado.

Com relação aos vídeos:

Procure na medida do possível inserir vídeos em suas postagens,  isto faz com que a taxa de permanência em seu blog aumente.

Não deixe de levar em consideração que mesmo tendo um vídeo, é importante inserir texto e imagem ao seu artigo.

O texto é parte fundamental de uma postagem para ser avaliado pelos algorítimos dos mecanismos de busca .

Com relação aos Links Internos

Procure sempre fazer links para outros artigos do seu blog  que sejam relacionados ao mesmo tema, isto é fundamental, pois entendemos que se o internauta chegou até este seu artigo, com certeza se interessa por assuntos relacionados.  Não perca a oportunidade de apresentar para seu leitor outros artigos sobre o assunto.

Com relação aos links externos

De acordo com a realidade do seu texto, algumas vezes você utilizará informações de outras fontes, neste caso, cite a fonte,  informe o link, mas sobretudo, não copie o conteúdo , faça apenas um citação com parte do texto em seu canal, e informe o link do texto para que seu leitor possa ler o conteúdo na integra no site do autor.

Com relação a área de resumo ou área de descrição (description)

 Esta área é de extrema importância, pois a descrição que for inserida neste local, é o resumo que aparecerá nos mecanismos de busca quando alguém encontrar seu conteúdo, então, mais uma vez elabore um  texto estratégico focando no tema chave do seu artigo, de forma a convencer o internauta escolher o seu artigo em relação aos outros. Este é o seu maior marketing, é o texto escrito nesta área  somado com o seu título que definirá se o internauta acessará o seu artigo ou o do concorrente.

Com relação às Tags

Geralmente quando se utiliza um blog, ou sites feitos em WordPress, nós temos os campos de tags.

O Google não está mais dando relevância para as tags, desta forma, se deseja colocar alguma palavra chave neste campo, coloque, mas entenda que não fará diferença para seu posicionamento, porém o excesso de tags prejudicará, e seu artigo pode se interpretado como spam de acordo com a quantidade de tags.

Se você é daqueles que usa a exibição de nuvens de tags em seu blog ou site, retire isto do seu canal o quanto antes, para não ser prejudico em relação ao Google, o que impactará em ter menor visibilidade para seu canal.

Finalizando

Estas são algumas técnicas básicas que farão seu conteúdo estar melhor posicionado nos mecanismos de busca.

Se você ainda não utilizava estas técnicas, então aproveite a ocasião para atualizar seus artigo antigos, pois é possível melhorá-los para que  possam ter maior relevância e serem encontrados mais facilmente pelo seu público-alvo.

Exemplo prático:

Quer entender na prática o que foi apresentado neste artigo? Compare o que acabou de ler, com algum artigo que você escreveu e veja o que pode melhorar. 

Faça a experiência de pesquisar no Google por este meu artigo com as seguintes variações abaixo:

“Produção de conteúdo estratégica”

“Produção de conteúdo estratégica para blog”

“Produção de conteúdo para blog”

Em qualquer uma das pesquisas, você encontrará este artigo, a diferença será a posição no Google em relação a cada um deles, sendo que uns estarão melhor posicionados em relação as outros.

 O objeto deste artigo é justamente provar para você, que se escrever estrategicamente seguindo estas diretrizes atingirá seu público-alvo.

Tem, alguma dúvida ou deseja aprender mais sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Assuntos relacionados

O que é Google Webmaster Tools Saiba o que é o Google webmaster tools e quais suas vantagens O Google Web Master Tools agora é chamado de Google Console, só o nome mudou, mas a...
Saiba o que é SEO Conheça  melhor o que é SEO Este termo tão comum para alguns, mas muito estranho para outros! Este artigo foi escrito com o propósito para que...
Saiba o que é um plugin WordPress Plugin WordPress, conheça alguns dos mais utilizados  ● Plugin o que é?: Um plugin basicamente permite ampliar as funcionalidades do seu blog sem ...

6 ideias sobre “Estratégia para produção de conteúdo

  1. Pingback: Saiba como medir a reputação do seu site

  2. Pingback: Saiba como criar e divulgar seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *