Novidades no Facebook – Assinar conteúdo

FacebookGoogle+TwitterWhatsAppCompartilhar
Print Friendly

Assinar um perfil o que é isto?

assinar no FacebookO Facebook implantou um novo e interessante recurso para quem tem um perfil, ele está utilizando um pouco da cultura do Twitter. De agora em diante podemos ser amigos de uma pessoa ou podemos assinar o canal desta pessoa para seguí-la,  isto dependerá de  como ela configurou o perfil.

Veja também (como desativar o botão assinar)

Como assim?

Um recurso natural  dentro das redes sociais é se tornar amigo de outra pessoa  e compartilhar tudo com ela, numa mão de duas vias na qual eu recebo o conteúdo dela  e ela recebe o meu .

Com o  recurso “Assinar” é possível mudar este conceito, bloqueando a opção “Adicionar como amigo“, permitindo que o meu canal seja somente assinado.

Qual a vantagem disto? Entra em ação um  novo papel do Facebook, ele se tornará uma rede social diferenciada, na qual podemos nos relacionar com pessoas igual as outras redes sociais, mas também, é possível usar das novas regras de modo a transforma nosso perfil igualmente a um Twitter, ou igualmente a uma página na qual teremos assinantes em vez de amigos.

Entendendo melhor

Posso configurar o recurso “Assinar” e definir que não quero que apareça a opção “adicionar como amigo” em meu perfil, logo,  as pessoas só conseguirão “Assinar“, ao fazer isto elas receberão tudo que eu compartilho no Facebook, mas eu não vejo nenhuma postagem desta pessoa.

Isto é muito interessante para personalidades ou para perfís profissionais que tendem a ter muitos contatos e não querem perder a caracteristica de perfil, pois no perfil só podemos adicionar 5.000 amigos, sendo que com este recurso  de “Assinar” é possível ter um número de contatos ilimitado, mantendo todos os recurso do perfil como: bate-papo, grupo de discussão, páginas, aplicativos, jogos, eventos entre outros.

Como ativar este recurso?


Conheça nossos serviços de treinamento, consultoria e palestra!

Para ativar e configurar este recurso, basta acessar este canal  https://www.facebook.com/about/subscriptions e seguir as etapas.

Juntamente com a ação de ativar o recurso de assinar, você poderá ajustar seu perfil de tal modo, que quando alguem que não é seu amigo visitar seu perfil certamente ele pensará que você tem uma página.

Isto tudo acontecerá devido as várias configurações de privacidade e perfil que estão presentes nesta nova versão do Facebook, onde é possível ocultar praticamente tudo para os contatos que ainda não fazem parte de sua rede de amigos, e ficando a seu critério quem você aceitará como amigo e quem será assinante.

A configuração de privacidade pode ser acessada por este link: http://www.facebook.com/settings/?tab=privacy sendo exibida uma tela semelhante a esta:

privacidade no facebook

A configuração de perfil é uma outra área na qual podemos ocultar muitas informações, tanto dos contatos atuais, como dos novos. Para ajustar o perfil acesse este link: http://www.facebook.com/editprofile.php , acesse todas as opção presente do lado esquerda do seu Facebook e defina o nível de exibição.

Feita todas esta mudanças o seu perfil estará muito semelhante a uma página , veja a imagem abaixo.

Neste perfil, podemos perceber que a pessoa tem mais de 160 mil contatos.

Gostou deste artigo, tem alguma dúvida? deixe seu comentário

Paulo Moraes é Analista de Novas Tecnologias, Graduando em Licenciatura da Computação pelo Centro universitário Claretiano, envolvido em projetos de mídias sociais e educacionais – saiba mais : www.paulomoraes.net ou siga Twitter (sigapaulomoraes)l

49 ideias sobre “Novidades no Facebook – Assinar conteúdo

  1. Aderbal Lopes Cardoso Filho

    Ainda acho muito interessante a opção adicionar, mas entou usando enviar solicitação. Mesmo no Tablet o Face tem estado lento, trava muito, google tem travado. Não tenho conseguido tirar proveito das publicações, talves excesso de anuncio esteja deixando lento demais. Pensei wifi seria mais rapido. Estou aceitando sugestões de otimização. Será que o twiter deixara mais lento ou mais rapido. Acho tenho ter. Solução para ter Tablet com bom acesso primeiro.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Olá Aderbal!
      Qual o modelo do seu tablet? acredito que a limitação deve ser na configuraçaõ do seu aparelho, pois tenho um Tablet Motorola Xoom e tudo funcionar perfeitamente. Instalo muitos aplicativos nele e mesmo assim não fica lento.
      sobre a questão do recurso do Facebook, tanto um como o outro não mudará a velocidade de acesso, é mais uma questão de escolha , como esta definido do artigo.
      Grande Abraço

      1. Aldo Morais

        Paulo boa noite, tenho um perfil no face que na verdarde eu uso mais para fins profissionais. Tenho em torno de 1.100 contatos. Com sua experiencia, você acha viavel, ativar o assinar? Nesse caso, pelo que entendi, é que esses contatos permaneceriam como amigos, e caso algum contato desses meus contatos, me add chegaria o convite para ser amigo e não entraria na opçãoo Assinar correto? Faço pintura artesenal em camisa e tenis. Veja meus trabalhos aqui: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.1102248172016.12564.1701073764&type=3

        Desde já agradeço!

        1. Paulo Moraes Autor do post

          Aldo
          No seu caso como perfil de pessoa é legal ter o perfil mesmo, porém, se você deseja ter um canal focado no seu trabalho, para esta opção é legal uma página.
          Agora entendi que você quer ter um canal diferenciado, manter o perfil, porém nem todos adicionar como amigo, é isto né?

          Ativando o recursos assinar,somente as pessoas que te adicionarem depois do recurso ativo é que entraram na nova regra, e ira funcionar da seguinte forma:
          a pessoa te pediu amizade, enquanto você não liberar esta amizade, automaticamente ela será uma assinante, porém quando você liberar amizade ela deixa de ser assinante.
          Outro caso é a pessoa que escolher ser assinante diretamente, esta mesmo que você libere como amigo será assinante do seu canal.
          Obs: ví seu trabalho parabéns, muito bom!

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Debora, somente aparerá o botão assinar sem aparecer o botão “adicionar como amigos” se você não tiver nenhum amigo, ou para pessoas que não tenha nenhuma ligação de amizade com você, ou seja, se não for amigo do seu amigo.
      Somente nestes casos que não aparecerá a opção “adicionar como amigo”
      Grande Abraço

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Sérgio, para não receber mais informação de uma pessoas que está como assinada, basta clicar na opção assinada e será uma série de opções, clique na que melhor se encaixa à sua realidade

  2. Aline

    Como adicionar uma pessoa que ocultou o botão de adicionar amigos, vejo que essa pessoa tem muitos amigos. Alguém aabe qual é critério para adicionar a pessoa?

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Olá Aline!
      Estou é uma escolha muito pessoa, pois, eu posso restringir para amigos os que de fato são amigos que eu conheço e deixar os outros como seguidores do meu conteúdo, de forma que poderão, enviar mensagem, recado, mas não estarão disponíveis no bate papo por exemplo.
      Para ser amigo de uma pessoa que só tem assinantes, basicamente você precisará enviar uma mensagem para ela pedindo para que te aceite como amigos, porém se ela ultrapassou o número de 5000 contatos, mesmo assim não conseguirá, pois este é o número máximo de contatos permitidos pelo Facebook.
      Espero ter esclarecido a sua dúvida
      Grande abraço

      1. Aline

        Ah, obrigado! Eu já tenho vários amigos em comum e ainda assim não aparece a opção adicionar como amigo. Engraçado que eu cuido de um perfil do meu chefe e coloquei o botão assinar , mas ainda assim aparecem pedidos de amizade, tem alguma forma de eu bloquear isso de vez?
        Muito obrigado!

        1. Paulo Moraes Autor do post

          Você seguiu todas as etapas descritas no artigo? configurou corretamente as regras de privacidade? reveja novamente as configuraçõe e permissões.
          Agora no caso do seu chefe, o que está acontecendo é o seguinte: o botão está aparecendo somente para aqueles que são amigos dos amigos do seu chefe.
          Entendendo melhor, seu eu fosse seu amigo no facebook, então para mim apareceria “adicionar como amigo” no perfil do seu chefe, porém se eu não tiver você como amigo e não ter amizade com nenhum amigo do seu chefe, somente e exclusimente neste caso, não aparecerá a opçao “adicionar como amigo” ou seja é quase impossível este botão não aparecer, a não ser que eu crie uma conta nova e não adicione amigos, ai sim, neste caso terei somente assinantes.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Lorrane
      Se seguir as estapas contidas neste artigo conseguira!, realizou todas elas?
      caso tenha uma dúvida entre em contato para que possamos esclarecer

  3. Daniel Amaral

    Olá Paulo, ótimo artigo! Será que existe uma opção de transformar os Amigos em Assinantes? e forma que zere um perfil lotado (+5mil) transformando para zero Amigos, 5 mil assinantes? Grato por qualquer ajuda. Um abraço!

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Daniel
      Infelizmente até agora não tem nehuma solução para suas questões.
      O processo que funciona, é o manual, no qual vocÊ ira de pessoa por pessoa, avise, desativa como amigo e qdo ela solicitar novamente você não adiciona como amigo, mas sim como assinante

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Gustavo
      Depois de ativada a amizade, não dá para deixar de ser amigo para ser assinante. O que pode ser feito é o seguinte, configurar as regras conforme dito no artigo, e quando alguem pedir para ser amigo, não liberar, então esta pessoa automaticamente passa a ser assinante.

  4. Valdeir

    Oi, como eu faço pra deixar meu perfil do face, igual ao seu não consigo. Só pra assinar sem o adicionar ?.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Valdeir
      Alem de você ativar o recurso de assinatura, precisa ir na área de Configurações de privacidade, e limitar quem pode te add como amigos, entre outros coisas, porém, todas as pessoas que são amigos de seus amigos, conseguiram ver o botão “Adicionar como amigo”, este botão só não aparecerá, quando a pessoa que deseja te add, não ter nenhum amigo em comum com você, neste caso, aparecerá a opção “Assinar”

  5. Janaína

    Boa noite!
    Tenho um perfil e uma página que representam a mesma coisa. No perfil tenho 700 amigos, e na página tenho 30. Gostaria de colocar o conteúdo da página no perfil e fazer do perfil uma página.
    Ou seja: o perfil foi criado primeiro, logo fiquei sabendo das páginas, e criei uma , mas depois de tantos dias usando a página vi que ficaria difícil migrar todos os 700 do perfil para a página.
    A página foi criada apartir do meu perfil pessoal. O perfil, como sabemos é pessoal.
    Você tem alguma solução pra isso?

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Janaína
      A opção mais prática neste caso, já que você tem apenas 30 pessoas na página, e usar o recurso de converter perfil em página na qual você transformará o seu perfil numa nova página, e depois ir na outra página com 30 menbros e informar o link de sua página oficial, este é o caminho mais fácil, pois , caso contrário, terá que fazer outros processos mais trabalhos e que depende da aprovação do Facebook.

  6. Edney de Barros

    Tenho alguns amigos que me pediram para administrar o perfil e páginas deles. Tanto pessoais, quando comerciais. Como posso cobrar por esse serviço? Existe alguma regulamentação nesse sentido? Vc pode me dar uma orientação? Grata.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Este tipo de trabalho é muito relativo, pois depende do que você irá fazer.
      Só escrever é uma realidade, criar promoções, movimentar o canal, aumentar o número de fãs, fortalecer a marca são uma das outras possibilidades..
      Deixo como indicação o site do Apadi (Associação Paulista de Agencias Digitais),eles tem um manual de preço para serviços de mídias sociais..
      Segue o link: http://www.manualdeservicosdigitais.com.br/

  7. Sandra

    Paulo,
    Sou nova no face e abri um perfil para encontrar amigos, agora, estou querendo utiliza-lo para divulgar meu trabalho com adestramento e o meu atelier (artesanato), não sei se como fazer, criar páginas/perfis separados ou tudo junto. Você pode me orientar? Obrigada

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Sandra
      Neste caso é importante fazer as coisas de modo separado, pois são realidades e públicos diferentes.
      Sugiro a seguinte situação: ter uma página somente para adestramento, outra para o Atelier, e tudo o que você postar nestas páginas compartilhar em seu perfil de modo que todos os seus amigos ajudem aumentar os fás de suas páginas.
      Grande Abraço

  8. rafael

    Sr. Paulo Moraes, eu cliquei no botão para ter assinantes e cancelar o “adiocionar amigo” como faço para desfazer essa confusão?

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Rafael
      você não consegue cancelar a opção de ter amigos. O que você fez, foi também permiter para que nem todos sejam seus amigos, ou seja, quem você não liberar como amigo, automaticamente é um assinante.
      O assinante não pode ver coisas que você publica apenas para amigos, esta é uma diferença básica
      Grande Abraço

  9. josue

    Oi estou com um pequeno problema! Eu nao quero que me adcionem nem me que assinem! Eu tenho Como fazer isso no meu Facebook ou Nao tenho? Ou só posso escolher entre um ou otro! mas na verdade mesmo eu nao quero nem um dos dois! se posso como se faz?

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Josue
      Para que ninguém te adicione como amigo,você não pode ter nenhuma amigo, e para não te assinar, é só não ativar o recurso de assinatura.
      Grande abraço

  10. Maria

    estou postando alguns trabalhos de artesanadto no face , só que me disseram que terei que pagar. è verdade e quanto pode me informar ?

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Maria
      Desconheço este tipo de informação, porém precisamo ver de que forma você esta divulgando seu trabalho, uma coisa é exibir o conteúdo, outra é colocar material com preços.
      Para esta realidade existem aplicativos que permitem realizar a venda dentro do Facebook, assim como o próprio serviço de Vendas de Facebook.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Engracia
      Para passar um amigo para assinante será necessário deixar de ser amigos desta pessoa e depois pedir para ela te add novamente e com isto não aceitar o convite de amizade, com isto ele automaticamente será assinante, mais isto é claro se o serviço de assinatura for ativado conforme falado no artigo
      Grande Abraço

  11. johnnypeter

    paulo queria saber se tem como bloquear a opção adicionar aos amigos ate para amigos de amigos e permitir apenas assinantes? desde ja agradeço

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Jonny
      Infelizmente o recurso de assinar, só dará certo neste sentido que você deseja, quando o perfil está zerado, pois caso contrário o mínimo que ele permite é o amigo do amigo, de tal forma que sempre alguém é amigo do seu amigo e conseguirá te pedir amizade.
      Mas lembre-se entre conseguir e você liberar são duas realidades diferentes, eu por exemplo uso desta forma, quando de fato não quero adicionar a pessoa, simplesmente deixo como assinante.
      Para uma pessoa ser assinante é só não aceitar o convite de amizade que automaticamente ela será assinante de seu canal.
      Grande Abraço

  12. Pingback: Como ativar o recurso de assinantes no Facebook » Officeweb - Mídias Sociais e novidades

  13. Maria

    Se eu assinar o perfil de uma pessoa ela fica sabendo?

    Outra coisa: eu exclui uma amiga sem querer e queria voltar ela aos meus contatos sem que ela soubesse que eu a tinha excluído. É possível isso? Desde já muito obrigada!

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Maria
      Sobre assinatura
      Sim quando assinamos o perfil de alguém no Facebook,isto ficará listado para ela.

      Sobre Excluir amigo
      Quando você exclui um amigo(a) ela não sabe, porém para refazer a amizade, você precisará adicioná-la novamente e neste momento ela saberá que você não eram mais amigos pela rede social do Facebook.
      Grande abraço

  14. Pingback: Como desativar a opção assinar no Facebook

  15. Ana

    Aparece no meu perfil uma pessoa para eu assinar, nao tenho ela no face mais ja entrei no dela para olhar, gostaria de saber porque esta aparecendo pra mim assinar? ela esta pedindo ou eu que coloquei essa opção, ela sabe que fiz isso?

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Ana
      O que eu acredito que está acontecendo é o seguinte:
      O seu perfil está com o recurso de assinantes e como esta pessoa não é sua amiga, apareceu para ela o botão “assinar” quando visitou o seu perfil, com isto quado você visita sua área de assinantes, mostra ela como quem assinou seu canal, porém dá a opção que também você assine o canal dela.
      Obs: o Facebook mudou esta semana o termo “Assinar” pelo termo “Seguir”
      Entendeu?

  16. Thasmania

    oii paulo…. se eu deixar de assinar alguns amigos, eles automaticamente nao receberam minhas atualizaçoes?? pois estou preocupada pois eles curtem meus status kkkkk desde ja muito obrigada. bjos

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Thasmania
      Se uma pessoa for sua amiga ou se ela assina o seu perfil, ela receberá suas postagens no feed de notícias, normalmente.
      Você não precisa assinar o canal de alguém para ela receber suas notícias,é ao contrário, você que assina o canal dela para receber atualizações dela, isto se ela não pertencer ao seu grupo de amigos, pois se já for seu amigo(a) não precisa assinar.
      Entendeu?

Deixe seu comentário