jan 242013
 
Print Friendly

Saiba o que é a Busca Social no Facebook e veja como ativar

A Busca social de forma geral é um conceito que já vem sendo trabalhado pelo Google através do Google Plus, Google busca e seus outros serviços (veja o artigo sobre este assunto). Você poderá perceber esta realidade quando realiza uma pesquisa no mecanismo de busca do Google sendo surpreendido vendo o  conteúdo de um membro de seus círculos de amizade.

Como funciona a busca social?

O Google em especial está interligando todos os seus serviços com o GooglePlus (Ferramenta Central), com isto quando você realiza uma pesquisa em uma das ferramentas do Google (Em especial google.com.br) ,o mecanismo procurará aquele conteúdo primeiramente entre os seus círculos de amizade para depois procurar entre desconhecidos, pois, o sistema parte do princípio que entre a opinião de um conhecido e um estranho você escolherá a primeira opção, a isto chamamos de busca social.

E no Facebook como funciona?

O Facebook diferente do mecanismo de busca,  já é um rede social, o que facilita a busca entre conhecidos pois a rede interliga todos com todos de uma forma mais fácil de ser mapeada, mesmo porque o número de contatos que uma pessoa tem dentro do Facebook é muito mais expressivo do que a do Google Plus no momento.

Como ativar este recurso no Facebook?

O Facebook anunciou recentemente uma nova nas  funcionalidades da rede social é a  “Busca Social” (graph search), este serviço estará disponível para a rede de forma gradativa, já estando presente para quem utiliza o idioma inglês(EUA).


Conheça nossos serviços de treinamento, consultoria e palestra!

Na prática qual a vantagem deste recurso?

Este recurso permitirá que você encontre um assunto (foto, pessoa, local.) de forma mais objetiva e sempre associado ao grupo de amigos desejados, você poderá por exemplo realizar uma pesquisa para saber  quem dos seus amigos moram na sua cidade de origem, quem da sua empresa gosta de futebol, estes são exemplos simples, mas você poderá facilmente encontrar o conteúdo desejado entre amigos, amigo dos amigos, ou simplesmente entre pessoas que tem um gosto específico relacionado ao interesse de sua busca como por exemplo: “profissionais de mídias sociais”,”Fotos da Itália” entre outros casos.

Veja no vídeo abaixo outros exemplos ilustrados pelo Facebook.

Como receber o novo Facebook  primeiro do que os outros?

Como sabemos, o Facebook adota o recurso de mapear os usuários que mais movimentam a rede, elegendo assim o critério de quem recebe as atualizações primeiro, porém você pode antecipar este processo visitando o canal oficial ( https://www.facebook.com/about/graphsearch) que demostra a apresentação de como funcionará o novo recurso e ao final da página você encontrará uma opção semelhante à figura abaixo, clique no botão e aguarde seu convite.

 

 Veja tambémGoogle mais social no serviço de busca

 

Paulo Moraes

O Consultor Web (Paulo Moraes) realiza Consultoria, Palestra, treinamentos e cursos para blog, mídias sociais, SEO entre outros assuntos relacionado ao mundo Web.