O que é hashtag e como utilizar para sua estratégia

Descubra o que é hashtag e como utilizar para a estratégia de seu negócio

o que é hashtag
Vamos a uma definição básicas para este termo, e em seguida vamos decorrer detalhadamente sobre a estratégia para este conceito.

De acordo com a Wikipedia: “Tags são palavras-chave (relevantes) ou termos associado a uma informação. hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo “#”, que designam o assunto o qual está se discutindo em tempo real no Twitter”  Fonte: Wikipedia

Esta é um definição básica e que ficou desatualizada, pois, este conceito era adotado e originado pelo Twitter, porém, com o tempo, outras redes começaram a adotar esta cultura, entre elas estão: Instagram, GooglePlus”, Youtube e como não poderia deixar de ser, a maior  rede social do momento o Facebook, que   adotou este conceito.

Qual a vantagem de usar uma hashtag?

Esta é uma forma de evidenciar um assunto seja no Twiter, Youtube, Instagram, Google Plus, Facebook, ou qualquer outra mídia que adotar este conceito.

Lembrando que precisamos utilizar o simbolo “#” antes da palavra que desejamos destacar, desta forma quem procurar pela hashtag relacionada com este conteúdo,  encontrará também suas postagens.

Como usar isto para seu negócio?

Esta é a parte mais fácil do processo, pois, você só precisa pensar de forma estratégica quando escrever um assunto nas mídias que aceitam este recurso e focar numa postagem de qualidade, sempre pensando no público que esta procurando pelo assunto de interesse.


VEJA outro assuntos relacionados que ajudarão em sua estratégia


Exemplo: Considere que você esta divulgando um curso sobre Facebook, neste caso o ideal é tentar atingir todos as pessoas que procuram por curso de Facebook.

Usando a estratégia da hashtag,  poderá escrever o texto citando  #cursofacebook #curso #facebook neste caso todas as pessoas que procurarem por este termos nas principais mídias encontrará também a sua postagem, caso seu título seja interessante então você conseguirá não somente uma acesso para seu canal, mas também um novo membro para acompanhar seu trabalho.

Como utiliza isto em cada mídia social?

Precisamos entender que cada mídia tem sua realidade, e este fator precisa ser respeitado para que o uso das # tem a eficácia deseja. Vejamos a realidade de uso nas principais mídias:

Twitter: Seja objetivo coloque as hashtags que tem relação com aquilo que você está falando, isto é o suficiente para ser alcançado por um público que não conhece seu canal. só não deixe de utilizar.

Instagram: Diferente do Twitter , nesta média você pode usar e abusar das hashtags, desde que não ultrapasse de 30, mas o bom senso é valido.

Outro ponto muito importante, é fazer um estudo profundo de quais são as palavras de fato que atrairá seu público-alvo. Melhor poucas direcionadas do que várias sem ligação com seu objetivo.

Youtube: Aqui também cabe o bom senso, pode usar várias (no próprio canal do Youtube você verá quando chegar ao limite permitido, geralmente é possivel escrever 500 caracteres na área de palavras-chave)

Google Plus: Esta mídia faz uma análise da sua postagem, quando você não define uma hashtag ele escolhe por você, então é fundamental dar uma atenção especial em suas postagens, pois você corre o risco de trazer audiência para o foco errado.

Facebook: há várias polêmicas quanto ao uso de hashtags no Facebook, mas o que eu aconselho é utilizar duas no máximo três hastags em suas postagens.

Importante: Use palavras que tenha relação exclusivas com o conteúdo que está publicando, caso contrário, em vez de aumentar audiência, perderá, pois está fazendo propaganda enganosa, atraindo audiência para um conteúdo que não está presente em seu canal.

O que posso explorar com esta técnica?

Além de ser encontrado pelo seu público, é possível ver o que seus concorrentes estão falando de  assuntos que são comuns ao seu negócio, pesquisar temas para acompanhar novidades, e explora muitas outras realidades estratégicas que  sua criatividade permitir.

Conclusão: Quando for utilizar uma destas redes que aceitam a utilização das hashtag, pense de forma estratégica e criativa, isto permitira que mais pessoas descubram seu trabalho.

Você utiliza estas técnicas? deixe seu comentário!

Assuntos relacionados

8 passos para começar seu negócio nas mídias socia... Conheça os 8 passos para começar seu negócio de forma correta nas mídias sociais Diferente do que muitos empreendedores fazem, para começar seu n...
Como saber o que as pessoas pesquisam no site  Saiba o que as pessoas estão pesquisando em seu site Esta é uma dica muito importante para quem tem um blog ou site focado para um público esp...
Estratégia no Facebook para páginas, veja o que po... Conheça ações concretas que podem melhorar em muito sua estratégia no Facebook para páginas. Ao percorrer a internet encontramos muitas dicas e...

6 ideias sobre “O que é hashtag e como utilizar para sua estratégia

  1. Pingback: Monitorar palavra chave em várias mídias sociais |

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Dado Moura, obrigado por sua interação.
      Que bom que este conteúdo te despertou para esta realidade
      Grande Abraço

  2. JOÃO BARTOLOMEU CONCEIÇÃO DOS SANTOS

    Boa noite Paulo, paz e bem meu irmão, não uso pois pensei que era só para outras mídias sociais e não o face, mesmo assim não sei como utilizar. Tenha uma noite santa e abençoada em nome de Jesus.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Boa noite João!
      Hoje farei uma transmissão para falar sobre este assunto!
      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *