O que é o periscope e como usar para sua estratégia

Conheça o que é o  Periscope e saiba como utilizar esta mídia para sua estratégia

O que é o periscope e como usar para sua estratégia

Sempre estamos em busca das novas ferramentas digitais para ampliar nossa atuação nas mídias no sentido de aproximarmos cada dia mais do nosso público-alvo. O Periscope é mais uma ferramenta que nos ajudará fortemente neste objetivo.

O que é o Pirescope
O Pirescope é uma mídia social relativamente nova, uma TV interativa. Surgiu há poucos meses, e há pouco tempo foi comprada pelo Twitter.

A ferramenta tem como objetivo fazer transmissões em tempo real, sendo que no primeiro momento foi disponibilizado aplicativo para uso por meio do sistema iOS (iphone) , e logo em seguida foi disponibilizada a versão para uso no sistema Android.

[Tweet “Periscope estreita a relação entre você e seu possível cliente”]

O Aplicativo permite que seja realizada transmissões em tempo real diretamente do seu Smartphone, pois sua filosofia é apresentar o mundo de um ponto de vista diferente para pessoas.

Você encontrará transmissões de todos os tipos, desde transmissões mais corriqueiras entre adolescentes, pessoas mostrando seus passeios, e também transmissões de alto nível com profissionais das mais diversas áreas, apresentando seu universo de conhecimento.

Como usar para minha estratégia?
Lendo o parágrafo anterior, parece que não dá para utilizar a ferramenta com foco estratégico para seus negócios, mas isto é apenas uma impressão, pois não podemos travar nossa mentalidade no que diz respeito a uma inovação, precisamos pensar fora do quadrado.

Esta ferramenta de fato pode ser utilizada para apresentar para as pessoas o mundo de uma forma diferente, logo, podemos apresentar o mundo da tecnologia, da culinária, da moda, da beleza, da educação, enfim, apresentar o seu universo de conhecimento para as pessoas.

Seguindo esta ideia, você pode usar o Periscope para transmitir um evento da sua área, dicas sobre seu produto ou serviço, e assim sempre manter seu público atualizado com as informações do seu canal, permitindo que cada dia eles estejam mais próximo de você.

Como formador de opinião, sabendo da existência desta mídia, criei minha conta neste serviço com o nome “@oconsultorweb”  e realizei minha primeira transmissão (ninguém esquece a primeira transmissão rsrs).

Foi gratificante saber que na primeira transmissão, sem ter aviso prévio ao meu público, tive acesso e realizei uma troca de experiencias com profissionais de outras regiões do país, o que motivou a dar sequência à novos conteúdos.

Como ativar?
Para ativar o aplicativo você poderá acessar com sua conta do Twitter, ou simplesmente realizar o cadastro a partir do seu número telefônico,  em seguida vá até o Google Play, ou Play Store (de acordo com seu aparelho) e instale o aplicativo.

Obs: Aparelhos Android com a versão inferior a 4.4 e aparelhos inferiores ao iphone 5, não conseguiram usar o aplicativo.

Como funciona?
Ao acessar pela primeira vez, você fornecerá seu usuário e senha de Twitter, ou fará um cadastro do seu número telefônico (caso não tenha Twitter) para ter acesso ao serviço. Após confirmação você é convidado a fazer algumas configurações iniciais, dentre elas, seguir alguns contatos do Twitter que já estão presentes no Periscope. (veja imagem das telas do aplicativo logo abaixo). Realizado os devidos ajustes iniciais, você poderá acompanhar as transmissões que estão acontecendo no momento, ou realizar a sua transmissão.

Como faço uma transmissão?
É possível realizar dois tipos de transmissão:

Privada: Neste tipo de transmissão é possível transmitir apenas entre seus seguidores, no qual é necessário escolher para qual ou quais contatos deseja realizar a transmissão.

Obs: Para você fazer uma experiencia antes, e se lançar numa transmissão pública, recomendo que você faça uma transmissão privada para alguém que você conheça, com isto, será possível adquirir a devida intimidade com os recursos da transmissão. (Eu realizei o primeiro teste como meu filho).

– Pública: Neste modo é realizada uma transmissão pública na qual, todos que estiverem online e visualizarem seu canal, podem acessar e acompanhar sua conferência interagindo com você.

Contrate nossa consultoria

 

Vantagens:

Neste tipo de transmissão você é visto e escutado pelo seu público, porém eles podem apenas dar “corações” (uma espécie de curtir), e também podem interagir com você por meio de mensagem. É possível deixar a transmissão gravada para que seja visualizada posteriormente.

Uma característica interessante é que você se sente num “Talk  Show”, pois de acordo com satisfação das pessoas durante a transmissão, elas vão tocando na tela e vão subindo vários corações, isto é um tipo de termômetro para saber se o tema está agradando.

Como Divulgar?

Smartphone:

Para que seus contatos possam acompanhar suas transmissões, é necessário primeiramente que eles instalem o aplicativo, crie a conta (usando a conta do twitter ou cadastrando o número do telefone) , e que  sigam seu perfil nesta rede. Automaticamente quando você começar uma transmissão seus seguidores serão notificados. (meu perfil é @oconsultorweb)

Computador:

Também é possível acompanhar as transmissões pelo computador, para isto é necessário que a pessoa tenha acesso ao link da transmissão. Um caminho prático para este processo é o Twitter, pois , toda vez que você começa uma transmissão,  pode selecionar para que seja notificado no Twitter, com isto, quem acessar o seu canal no Twitter  e estiver no computador, conseguirá assistir sem a necessidade de ter uma conta nesta mídia. (meu link: periscope.tv/oconsultorweb)

O único detalhe neste caso, é que a pessoa de falo conseguira somente assistir, não tendo a possibilidade de interação com o apresentador.

Veja abaixo uma das muitas transmissões que já realizei nesta mídia, para que você entenda na prática como funciona.

Conclusão: Se você souber explorar esta média poderá se aproximar mais ainda do seu público e fortalecer sua marca.

Assuntos relacionados

Número real de seguidores no Twitter Saiba qual é o número real de seguidores em seu canal do Twitter Muitos ficam animados com aquele volumoso número que está sendo exibido em seu per...
Controlar uma apresentação do PowerPoint pelo smar... Saiba como controlar uma apresentação do PowerPoint pelo Smartphone Este artigo é dicado aos profissionais que ministram palestras, treinamentos, w...
Periscope – como compartilhar vídeos em sit... Descubra neste artigo como compartilhar seus vídeos em sites , blogs e outras mídias O Periscope é a grande mídia do momento, e por este motivo, ...

8 ideias sobre “O que é o periscope e como usar para sua estratégia

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Odelar
      Obrigado pela interação! Acredito que esta ferramenta fará um diferencial nos trabalhos de marketing digital.
      abs

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Olá Adailton!
      Obrigado por sua interação aqui no blog!
      O Periscope tem outro modelo de atuação, o objetivo é semelhante ao Twitter, uma vez que ele é um serviço da mesma empresa.
      Seu principal objetivo e a interação em tempo real, e com foco na total interação entre o transmissor e seus seguidores.

    2. Hugo Santos

      Tem um app interessante tmb. Chama-se Lynx.ly. Tem para android e IOs. O que eu gostei é que ele deixa os vídeos gravados ondemand o tempo que você quiser. Algo que me deixou um pouco desanimado no Periscope por não ter. Gratuito tmb. Pode colocar tanto a transmissão ao vivo quanto a ondemand direto no site por embed. E desenvolvidos por brasileiros, o que eu apoio 100%. Um forte abraço.

      1. Paulo Moraes Autor do post

        Hugo, obrigado por sua interação! Embora o periscope não tenha estes recursos,, mas já existem ferramentas associadas ao periscope que permitem esta realidade.
        Vou analisar mais a fundo a ferramenta que você apresentou, agradeço pela dica!
        Forte abraço

  1. padre Roger

    Muito bom este canal…Quero fazer um teste de interação com o publico, fazendo um bate papo com a galera..

  2. Pingback: Saiba o que é o Blab e como usar para sua estratégia - Blog o Consultor web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *