Saiba o que é um plugin WordPress

Plugin WordPress, conheça alguns dos mais utilizados 

● Plugin o que é?:

Um plugin basicamente permite ampliar as funcionalidades do seu blog sem que haja a necessidade de conhecimentos técnicos.

Com um plugin é possível ativar recurso em seu blog de forma imediata e sem a necessidade de conhecimentos avançados.
Em outra palavras, o Plugin te dá “Poderes” para  ativar os mais variados recursos em seu blog ou site, sem que precise de auxilo de terceiros, no mínimo tempo possível, e o melhor de tudo, sem precisar gastar seu precioso dinheiro para contratar um profissional para fazer isto via programação, o que demandaria tempo e mais gastos.

É por meio de plugins que conseguimos inserir botões de compartilhamento para as mídias, formulários de contato,  players para escutar áudio, vídeos, área de comentários personalizadas, entre outros recursos. Basicamente, localizamos o plugin que precisamos,  e instalamos diretamente em nosso próprio blog.

“Recomendo a leitura do artigo  que contém todos os outros assuntos desta série sobre blogs:  Saiba como criar e divulgar seu blog

Quando informo no título sobre apresentar alguns dos plugins mais utilizados, não significa que isto seja uma informação definitiva, mas sim para a época que escreví este artigo.

Então sugiro que use estas indicações como base para começar, porém, sempre procure qual é o melhor plugin para tal funcionalidade de tempos em tempos, pois sempre surgem Plugins que superam os atuais e oferecem mais benefícios.

● Onde encontrar:

O canal oficial para encontrar e baixar Plugins é o próprio site do  Wordpress: http://wordpress.org/extend/plugins/, mas você nem precisa ir por este caminho, pois na área administrativa do seu WordPress tem uma área com acesso a todos os plugins

Importante: Não é recomendável baixar Plugins de outros canais que não seja o canal oficial, pois, muitos destes Plugins disponibilizados geralmente estão com códigos maliciosos que causarão algum tipo de dado ao seu site ou blog.

● Alguns dos plugins mais utilizados:

Não limite-se somente à estes Plugins. Apresento neste artigo alguns Plugins que servem para recursos inicias e essências para seu blog, mas vá além deles, acessando http://wordpress.org/extend/plugins/,  ou direto do painel administrativo do wordpress e procure recursos de acordo com a necessidade e objetivos do seu blog ou site.

Akismet – Protege seu blog contra spans na área de comentários.

Yoast SEO: Melhor plugin para o trabalho de SEO, ele facilita todo o trabalho técnico, deixando para você só a parte fácil do processo, permitindo assim que seu conteúdo possa ficar bem posicionado no Google, desde que você use as técnicas corretas de SEO. Além disto ele também permiti facilitar as postagens para suas mídias sociais, fora uma série de outros recursos.

Author Bio Box:  Permite exibir um box  ao término da postagem com informações  do autor dos artigos, algo fundamental, pois muitas pessoas que acessam seu artigo, tem a oportunidade de conhecer quem é o autor, independente do artigo que ele estará lendo, pois todas as postagens terá a descrição do autor.

Formulário de contato 7: Este não pode faltar em seu blog, pois Insere um formulário para contato com seus leitores, o qual direciona as mensagens enviadas para um e-mail definido por você.

Google Analytics by Yoast: Com instalação deste plugin, você configura facilmente o Google Analytics, e assim, saberá tudo que acontece em relação as visitas do seu canal.

Print Friendly and PDF: Disponibiliza o conteúdo do seu blog para ser baixado em formato PDF, impresso, ou ainda enviado por e-mail.

WordPress Related Posts: Este plugin, permite exibir ao final de cada postagem, artigos relacionados com o mesma tema que ele está lendo, isto gera maior engajamento, permitindo que os leitores fiquem por mais tempo em seu blog e conheçam mais o seu trabalho.

WP Super Cache: Este plugin tem por finalidae otimizar alguns recursos do seu blog, permitindo que a navegação ao seu site fique mais rápida, fator este que pode deixar seu site melhor ranqueado, uma vez que este é um dos mais de 200 fatores de ranqueamento do Google.

WP Minify: Compacta recursos do WordPress para deixar seu blog mais rápido.

WP-PageNavi: Insere recurso de navegação de páginas ao final do blog.

Revive Old Post : Republica postagens antigas de seu blog no Twitter de acordo
com a configuração realizada.

Click To TweetEste plugin é uma ótima estratégia pra seu blog, pois permite deixar pequenas frases de impactos dentro da postagem, e que sejam compartilháveis pelo Twitter. Ao clicar na frase, a mesma é enviada para o Twitter com o link da postagem, o que de certa forma gera maior audiência em suas postagens pela frase postada no Twiiter.

Subscribe to Comments Reloaded: Permite ao usuário assinar a área de comentários para ser notificado quando o autor do blog responder.

Redirection: Embora é um plugin voltado para quem trabalha com SEO, mas na verdade todos deveriam saber utilizar este artigo, pois ele resolve aqueles problemas de links não existentes no site.

Sua função é redirecionar links que foram alterados, do antigo para o atual endereço, evitando que sua visita acesse uma página que não exista mais, e além disto evita que sua reputação diminua nos mecanismos de busca por conta destes links quebrados.

Adman: Este item já é voltado para as pessoas que desejam divulgar de forma sistemática algum item dentro de postagens do blog, sendo possível inserir em áreas aleatórias dentro da postagem e também definindo em quais postagens não exibir tal informação.

Estes plugins, representam uma gota no oceano, informei apenas alguns, mas no diretório do WordPress, você encontrará plugins para tudo que você imaginar, exatamente tudo.

Considerações finais sobre plugins

Não utilize Plugins de qualquer lugar, somente os que são do diretório oficial do WordPress (os que estão aqui no meu blog, se clicar verá que estão todos apontados para o diretório oficial do WordPress).

Nunca instale todos os plugins de uma vez, instale uma de cada vez, veja se tudo está funcionando perfeitamente no blog, para então depois instalar outro. Isto é recomendado, pois, caso algum plugin entre em conflito com o blog, você saberá qual é o responsável pelo problema, e qual precisará desinstalar para voltar tudo ao funcionamento normal.

Atualização de plugin: , segue a mesma lógica, jamais peça para atualizar tudo automaticamente, atualize uma de cada vez, e na medida do possível, procure ver o que cada atualização está propondo, pois , muitas vezes, o plugin está com novos recursos e por você não acompanhar a mudança, ainda usa métodos antigos, com recursos que já são mais atuais.

Assuntos relacionados

Saiba o que é SEO Conheça  melhor o que é SEO Este termo tão comum para alguns, mas muito estranho para outros! Este artigo foi escrito com o propósito para que...
Estratégia para produção de conteúdo Saiba como trabalhar uma boa estratégia para a produção de conteúdo  para seu blog ou site usando as técnicas de SEO adequadamente Pessoas que trab...
Por que ter um blog ou site para estratégia de neg... Saiba porque ter um blog ou site é algo essencial para sua estratégia de negócios! A principal proposta deste artigo é apresentar para você o m...

4 ideias sobre “Saiba o que é um plugin WordPress

  1. Rafaela - Tudo em Foco

    Boas dicas de plugins, porque nem sempre o blogueiro sabe qual é a melhor opção e quais funcionalidades o plugin oferece. Isso facilita o trabalho de manutenção do blog e ainda permite que o blogueiro insira mais recursos, deixando o blog mais atrativo.

  2. Pingback: Saiba como criar e divulgar seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *