Saiba o que fazer antes de criar um blog

Dica valiosa pra que você saiba o que fazer antes  de criar um blog

Saiba o que fazer antes de criar um blog

Definir assunto e público-alvo

Antes da criação efetiva do blog, precisamos saber, com clareza, qual será o assunto que trabalharemos nele, se teremos pleno domínio sobre o tema e se este será amplo o suficiente para não faltar conteúdo.

Outro ponto importante a ser observado é o motivo pelo qual estamos criando este serviço, pois criar um blog, sem ter uma meta, é fruto de um trabalho que já está fadado ao fracasso.

É também de extrema importância fazer uma leitura do conteúdo que você pretende escrever e realizar um levantamento do perfil do seu leitor. Com base nisto, você saberá onde encontrar o seu público e como falar com ele.

Definir o nome do blog

Este é um ponto fundamental na criação de seu blog, pois uma estratégia errada, neste momento, comprometerá todo o trabalho futuro. Então, pense bem antes de escolher um nome, caso contrário isso poderá lhe causar alguns transtornos e nem sempre será possível revertê-los.

A regra de ouro para dar nome a um blog é procurar retratar nele próprio, o que representa o seu canal, pois será mais fácil encontrar este conteúdo nos mecanismos de busca, em especial no Google.

Nomeá-lo ficará muito mais fácil se você já souber o tema do blog, o assunto que será abordado nele e qual será o seu público-alvo.

Exemplo: Um blog que fale sobre mídias sociais, cujo nome é midiasocial.net, é um caso eficaz do uso correto para atingir o público deste segmento, pois o próprio nome já representa o canal.

Receba dicas por e-mail

* indicates required



A escolha da ferramenta de blog

Uma vez definidos tema, público-alvo e nome do canal, agora é o momento de escolher a ferramenta que será utilizada para a criação do seu blog. Precisamos utilizar o que há de melhor no mercado em relação à eficácia e facilidade para o blogueiro iniciante.

Temos várias plataformas de blogs espalhados pela web, mas as duas principais ferramentas, no cenário atual, são: WordPress e Blogger, ambas de uso gratuito. Destas, a mais popular entre os internautas é o WordPress, pois seu método de utilização é totalmente voltado para os iniciantes. Já o Blogger não é tão prático, pois requer conhecimentos mais técnicos.

Como criar uma conta no Blogger

Para criar seu canal na plataforma Blogger (uma ferramenta do Google),, acesse o canal http://www.blogger.com/, informe seu nome e usuário de conta no Google, em seguida, configure seu blog para começar a postar seu conteúdo.

Como Criar uma conta no WordPress

Assim como no Blogger, para criar uma conta no WordPress acesse o link http://pt-br.wordpress.com/ , faça seu cadastro e crie seu blog.

Diferença dentro da plataforma WordPress

Este serviço tem uma particularidade em relação ao Blogger, pois permite ao usuário baixar uma versão diferenciada do blog para ser instalada e utilizada em seu próprio servidor e domínio gratuitamente. Isso permite o uso eficaz e sem custos da ferramenta, pois, na versão do wordpress.com, é preciso pagar pelos recursos adicionais.

Embora exista essa diferença, não significa que não é possível utilizar o site wordpress.com para criar, gratuitamente, o blog.
O objetivo desta informação é mostrar que, ao utilizar a versão disponível para download no site http://br.wordpress.org/, há uma liberdade maior de uso, além, é claro, de divulgar e fortalecer seu próprio domínio e não o da Wordpress.

Assuntos relacionados

Saiba o que é SEO Conheça  melhor o que é SEO Este termo tão comum para alguns, mas muito estranho para outros! Este artigo foi escrito com o propósito para que...
Saiba o que é um plugin WordPress Plugin WordPress, conheça alguns dos mais utilizados  ● Plugin o que é?: Um plugin basicamente permite ampliar as funcionalidades do seu blog sem ...
Estratégia para produção de conteúdo Saiba como trabalhar uma boa estratégia para a produção de conteúdo  para seu blog ou site usando as técnicas de SEO adequadamente Pessoas que trab...

6 ideias sobre “Saiba o que fazer antes de criar um blog

  1. Reinaldo moraes

    Ola Paulo. Parabens pelo trabalho. Tenho um blog no blogger e estou a criar um novo blog sobre meu trabalho, so que desta vez quero algo de maior qualidade ja que estou disposto em investir um pouco, pois este podera ajuda a divulgar meu trabalho. Estou disposto a passar para o worspress, como nao sei muito sobre esta plataforma gostaria de saber qual mais indicada wordpress.com ou .org. Obrigado pelas dicas.

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Reinaldo
      No seu caso, o mais indicado para seguir um trabalho profissional será o wordpress.org, pois você terá sua própria estrutura e servidor, fortalecendo o seu canal para ações futuras.
      Obs: Caso precise de alguma consultória neste área, pode entrar em contado
      Grande Abraço

  2. Pingback: Saiba como criar e divulgar seu blog

  3. Pingback: Conheça a estrutura de um blog

  4. Pingback: Estratégia para divulgar um blog

  5. Pingback: Acompanhando as estatísticas do seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *