Visual e acessibilidade no blog

Conheça pontos importantes sobre Visual e acessibilidade para seu blog

Visual e acessibilidade no blog

Antes porém, convido também para fazer a leitura deste outros assuntos que procedem ao assunto em questão: Saiba o que fazer antes de criar um blogEstrutura básica de um blog

● Cor/Recurso

Sempre que criarmos um blog ou outro canal na internet, precisamos partir do princípio de que aquele espaço foi criado para atender seu público-alvo.

Pensando nisso, não devemos inserir cores fortes nem exuberantes, pois pode até ficar bonito, mas o usuário não conseguirá permanecer por muito tempo, de modo confortável, em seu canal, uma vez que isso o incomodará no processo de leitura.

Outro ponto importante para a não permanência do leitor em seu canal são os excessos de recursos como mapas girando, músicas tocando, vídeos sendo executados e tantos outros efeitos visuais.

Isto tudo faz com que o acesso ao seu blog fique extremamente lento, o que fará com que o leitor deixe de acessá-lo e o próprio Google desconsidere seu canal por conta desses excessos.

Coloque apenas os recursos necessários, procurando deixar o seu blog o mais agradável possível, seja para seu leitor ou para o Google.

● Modelo de temas

Ao utilizar o wordpress.org, você terá à sua disposição uma grande quantidade de modelos de temas (layouts) para instalar em seu blog.

Lembrando que também no wordpress.com você terá uma lista de temas para escolher e ativar, porém com um número muito reduzido de modelos. Mas se preferir utilizar uma opção diferente dos disponíveis, será necessário realizar o pagamento.

Quem optou por utilizar o Blogger também encontrará modelos prontos para customizar seu canal.

Onde encontrar temas para blogs wordpress.org?

Uma dica fundamental: não instale temas de qualquer lugar da internet, pois oito em cada dez temas presentes na web estão com códigos maliciosos. O site indicado para baixar é http://wordpress.org/extend/themes/

● Disposição das informações

Um blog precisa obedecer alguns padrões no que diz respeito à organização das informações, facilitando ao internauta a procura pelo conteúdo desejado.

● Sidebar (lateral do blog): Esta área é uma espécie de vitrine do seu blog. É nela que precisam ficar destacadas as informações mais importantes e na seguinte ordem:

Busca:  Este item precisa ser o número um em sua sidebar, pois, quando o usuário deseja pesquisar algo, este é o primeiro botão que ele procura.

Mídias Sociais: Deixe bem visível os ícones das mídias sociais para que o internauta os encontre facilmente, a fim de que saiba em quais outros canais encontrará seu conteúdo na web.

Promoção: Quando há a necessidade de realizar promoções, divulgações e lançamentos no blog, é nesta área que devemos colocar as informações para que fiquem em destaque.

Categoria: Ao inserir a opção categoria, você permite ao usuário encontrar, facilmente, um conteúdo sobre um determinado tema.

Menos relevante:  Deste ponto em diante, podemos colocar informações de menos relevância, mas cuidado para não deixar o seu blog parecer um “carnaval”, porque isso afasta os leitores.

Não insira recursos em Flash, pois o Google não é muito amigo desses artifícios; logo, se você insistir em colocá-los, saiba que estará fora dos links da primeira página do mecanismo de busca.

5 ideias sobre “Visual e acessibilidade no blog

  1. Shirley

    Muito bom, Paulo! Meu blog tá meio carente de algumas coisas, mas é que eu tô esperando pelo povo que está montando o lay. Por enquanto ele vai fcar simplinho do jeito que está, mesmo… rs. Valeu pelas dicas, são ótimas MESMO!
    Bjo!

    1. Paulo Moraes Autor do post

      Shirley
      Legal que gostou das dicas, continue acessando o blog, pois estes dias estou lançando uma série de artigos com várias dicas sobre blog, a idéia e mostra o ciclo completo que vai da criação à divulgação, a cada dia sera apresentado uma temática diferente.
      Grande abraço

  2. Pingback: Nível de segurança de seu perfil no Facebook - Blog o Consultor web

  3. Pingback: WhatsApp como estratégia para seu negócio

  4. Pingback: Saiba como criar e divulgar seu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *