Saiba o que é o Blab e como usar para sua estratégia

Saiba o que é o Blab e como utilizar para sua estratégia de marketing fortalecendo sua audiência!

Saiba o que é o blab

Ficamos tempos sem novas mídias expressivas, mas quando elas chegam, parecem que pipocam, uma seguida da outra. Vejam quantas mídias que ficaram expressivas nos últimos dois anos: SnapChat, Instagram, Whatsapp, Periscope e agora o Blab.

Sei que muitos nem conhecem direito o Periscope, e  já estou falando aqui no nosso blog sobre o desconhecido “Blab“. A internet  é  mesmo assim!

O que é o Blab?

É uma mídia que pode ter até quatro pessoas apresentado um assunto na qual muitos podem acompanhar e interagir por mensagem de texto (igualmente ao Periscope), além disso,  é possível intercalar um dos apresentadores por um espectador convidado por exemplo, permitindo assim sempre no máximo quatro pessoas apresentando o debate.

Como usar para minha estratégia?

Antes de explicar a funcionalidade  de uma mídia, gosto de apresentar alguns exemplos de como utilizá-la de modo prático na sua área profissional, pois isto, é um fator de decisão para motivá-lo a prosseguir a leitura sobre o assunto.

Num primeiro momento, na minha leitura estratégia sobre o Blab, entendo que é uma ferramenta fantástica para fortalecer  sua marca/produto e aproximar do seu público, pois ao transmitir ao vivo e ainda propor um debate on-line entre os convidados, você conquista cada vez mais o seu público. Estrategicamente  quanto mais você envolver seu público como parte do seu contexto, maior o engajamento.

Em resumo: A chave do sucesso  para sua estratégia no Blab, é sempre ter uma vaga reservada para o espectador, de modo  que cada vez mais ele possa se sentir parte do seu projeto.

Como acessar o Blab?

O serviço pode ser acessado via Web pelo link https://blab.im/ e também para aparelhos com sistema iOS (Iphone/Ipad). Assim como o periscope, é possível neste momento utilizar o serviço através de sua conta do Twitter.

Como fazer uma transmissão?

É possível realizar uma transmissão direto pelo Web, utilizando seu computador pessoal (desde que este tenha uma câmera e microfone), ou ainda usar seu dispositivo móvel com sistema iOS (iphone / Ipad).
Obs: Até a publicação deste artigo, não estava disponível a versão do Blab para Android.

Tomarei como referência neste primeiro momento a transmissão feita via Web.

Para iniciar uma transmissão clique no botão “Start a New Blab” que está ao lado direito superior, conforme imagem abaixo:

iniciar uma trasmissão no blab

Configurando a transmissão:

Para começar uma transmissão, é necessário escolher um título (até 80 caracteres no máximo), utilizar palavra-chave focado no seu público-alvo, hashtag para ter maior influencia também no Twitter.

Entre as tags disponíveis, escolha as que estão relacionadas com sua transmissão (até três).

É possível começar uma transmissão instantaneamente, ou ainda  agendar (definindo dia e horário para que esta aconteça).

Por fim, clique no botão “Star Blab“,para iniciar ou agendar sua transmissão. Confira  a imagem.

Configurando a transmissão

Outros recursos do Blab:

Gravação: Um fato que considerei como positivo do Blab, é a questão da gravação, pois você pode decidir o momento que  deseja iniciar a gravação, evitando assim que pessoas que assistem o replay, percam tempo com conteúdo de início de transmissão.

Interação via chat:  Assim como no Periscope, no Blab, também é possível a interação, porém com mais opções:

  • Todos que estão presentes no chat, podem interagir uns com os outros de forma simples, e mencionando de forma prática o contato com o qual deseja interagir.
  • Dar um “curtir” na fala de alguem que escreveu algo que conside interessante;
  • Os apresentadores também podem interagir no chat, enquanto realizam a transmissão.

O que são as Mãos?

Assim como no Periscope, no Blab as pessoas que assistem a transmissão, bem como as  que estão realizando transmissão podem dar esta espécie de pontuação uma para as outras, para aquela transmissão específica.

Para dar “mãos” para um dos participantes da transmissão, clique sobre a imagem da pessoa que deseja dar as “mãos” e clique à vontade.

Obs: Pelo computador é só  clicar seguidamente com o mouse, no Smartphone é pressionar o dedo sobre a imagem da pessoa em questão, assim como é realizado no Periscope.

Como localizar conteúdo?

Para localizar um conteúdo no Blab você precisa utilizar o campo de busca e pesquisar os assuntos de seu interesse, ou ainda, procurar algum Blaber (pessoa que esta realizando uma transmissão pelo Blab) que você conheça e ver seu conteúdo já transmitido.

Outros caminhos para descobrir conteúdo em português no Blag é por exemplo, ver os seguidores de algum brasileiro que você segue, procurar grupos de discussão no Facebook..

Como encontrar pessoas?

No mesmo campo que se procura conteúdo também é possível procurar por usuários do Blab. Estou presente no Blab como https://blab.im/OConsultorWeb

Segue imagem de algumas telas de transmissões que já participei

Minha presença no Blab

Tela de uma transmissão encerrrada

Veja uma transmissão !

Conclusão: Este artigo está com as considerações inicias desta mídia, porém , sei que muitos recursos surgirão, então retorne sempre ao nosso blog para acompanhar tudo o que acontecerá no universo do Blab nos próximos dias.

Assuntos relacionados

Técnica para gravar videos nas mídias sociais Aprenda utilizar uma técnica para gravar videos que fará a diferença! Para quem serve este serviço? Profissionais que precisam usar do recurso de ...
Edição de vídeo para Android Aplicação de edição de vídeo para Android Uma das vantagens de utilizar um Smartphone ou Tablet atualmente, é justamente esta praticidade de realiz...
Saiba como fazer vídeo tutorial on-line Ferramenta para criação de vídeo tutorial (Screen Cast) Aprenda a criar vídeo tutorial para facilitar o seu processo de trabalho. Para quem intere...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *