Escanear seus documentos com seu smartphone / tablet

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Utilize seu dispositivo móvel com sistema Android para escanear documentos

Um recurso comum no nosso dia a dia é a necessidade de  tirar a cópia de documentos ou impressos, e nem sempre estamos num local apropriado para isto, geralmente estamos distantes de uma copiadora para realizar esta atividade.
Como Resolver isto?
Usuários com smartphones ou tablets que utilizam o android como sistema operacional podem ter este problema solucionado, pois ao instalar um aplicativo para esta finalidade é permitido   o escaneamento digital do documento ou impresso em questão, sendo possível realizar a impressão posterior ,seja numa copiadora ou uma impressora.
Qual utilidade disto na prática?
Quantas vezes você está com o documento em mãos, porém não pode sair com este documento?
Neste caso, basta escanear o documento e depois realizar a cópia impressa a qualquer momento.
Recursos importantes
Esta aplicação, além de escanear o conteúdo desejado, permite que este material possa ser salvo como imagem, ou até mesmo documentos no formato pdf, além disto o aplicativo tem um sistema inteligente que apos escaneamento demarca exatamente a parte do documento, eliminando naturalmente outras área que não sejam a área do impresso.
Qual é o aplicativo e como instalar?

Um dos aplicativos que realizam  esta função é o “CamScanner” e temos duas formas para instalar este aplicativo, uma é acessando sua conta do Market na internet, e depois no campo de busca pedir por “CamScanner“, a outro forma é acessando direto do seu aparelho pelo market, clicando em localizar e pendindo por “CamScanner“.

2 Comentários


  1. Caro Paulo, achei interessante a solução, mas fiquei com algumas duvidas…
    Tenho um acervo de publicações antigas que não tenho mais os originais, só impressos…
    No entanto o formato da publicação é superior a A4, e os scanners padrões normalmente nao passam disso. Fui atrás de um scanner A3 mas o custo é altissimo.
    Minhas duvidas são as seguintes…
    1 – A imagem adquirida tem uma boa leitura (digo iluminação.. Pensei em fixar um smartphone em um suporte, para conseguir sempre o mesmo angulo… )
    2 – Caso seja possível esse uso, qual o aparelho que vc me indicaria.
    3 – consigo fazer OCR na imagem obtida???
    grato pela atenção…

    fernando

    Responder

    1. Fernando, Obrigado por sua interação!
      Vamos aos seus questionamentos:
      1 – A qualidade dependerá da iluminação ambiente e também da resolução de seu smartphone, pois somente isto definirá se o escaneamentos erá bom ou ruim, pois por conta do aplicativo os recursos são ótimos.

      2 -Quando falamos em usar um Smartphone para fins profissinais de fato, temos que levar em consideração um aparelho de nível médio ou top, como aparelho médio, indico o LG optmus Black, muito bom, leve, fino, e ótimo desempenho, porém o LG optmus Black II tem o doblo de processamento e configurações superiores. No mercado livre paguei 700 pelo ultimo modelo.
      Agora se você deseja realmente um ótimo aparelho, compre um Samsung Galaxy S II ou S III, é o que existe de melhor no que diz respeito a smartphones.

      3 – Sobre o reconhecimento de OCR, fui pesquisar pois eu não utilizo para estes fins, e descobri que o próprio fabricante deste aplicativo, criou outro aplicativo chamado “CamDictionary” que realiza esta função.

      Grande Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.