Visual e acessibilidade no blog

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conheça pontos importantes sobre Visual e acessibilidade para seu blog

Visual e acessibilidade no blog

Antes porém, convido também para fazer a leitura deste outros assuntos que procedem ao assunto em questão: Saiba o que fazer antes de criar um blogEstrutura básica de um blog

● Cor/Recurso

Sempre que criarmos um blog ou outro canal na internet, precisamos partir do princípio de que aquele espaço foi criado para atender seu público-alvo.

Pensando nisso, não devemos inserir cores fortes nem exuberantes, pois pode até ficar bonito, mas o usuário não conseguirá permanecer por muito tempo, de modo confortável, em seu canal, uma vez que isso o incomodará no processo de leitura.

Outro ponto importante para a não permanência do leitor em seu canal são os excessos de recursos como mapas girando, músicas tocando, vídeos sendo executados e tantos outros efeitos visuais.

Isto tudo faz com que o acesso ao seu blog fique extremamente lento, o que fará com que o leitor deixe de acessá-lo e o próprio Google desconsidere seu canal por conta desses excessos.

Coloque apenas os recursos necessários, procurando deixar o seu blog o mais agradável possível, seja para seu leitor ou para o Google.

● Modelo de temas

Ao utilizar o wordpress.org, você terá à sua disposição uma grande quantidade de modelos de temas (layouts) para instalar em seu blog.

Lembrando que também no wordpress.com você terá uma lista de temas para escolher e ativar, porém com um número muito reduzido de modelos. Mas se preferir utilizar uma opção diferente dos disponíveis, será necessário realizar o pagamento.

Quem optou por utilizar o Blogger também encontrará modelos prontos para customizar seu canal.

Onde encontrar temas para blogs wordpress.org?

Uma dica fundamental: não instale temas de qualquer lugar da internet, pois oito em cada dez temas presentes na web estão com códigos maliciosos. O site indicado para baixar é http://wordpress.org/extend/themes/

● Disposição das informações

Um blog precisa obedecer alguns padrões no que diz respeito à organização das informações, facilitando ao internauta a procura pelo conteúdo desejado.

● Sidebar (lateral do blog): Esta área é uma espécie de vitrine do seu blog. É nela que precisam ficar destacadas as informações mais importantes e na seguinte ordem:

Busca:  Este item precisa ser o número um em sua sidebar, pois, quando o usuário deseja pesquisar algo, este é o primeiro botão que ele procura.

Mídias Sociais: Deixe bem visível os ícones das mídias sociais para que o internauta os encontre facilmente, a fim de que saiba em quais outros canais encontrará seu conteúdo na web.

Promoção: Quando há a necessidade de realizar promoções, divulgações e lançamentos no blog, é nesta área que devemos colocar as informações para que fiquem em destaque.

Categoria: Ao inserir a opção categoria, você permite ao usuário encontrar, facilmente, um conteúdo sobre um determinado tema.

Menos relevante:  Deste ponto em diante, podemos colocar informações de menos relevância, mas cuidado para não deixar o seu blog parecer um “carnaval”, porque isso afasta os leitores.

Não insira recursos em Flash, pois o Google não é muito amigo desses artifícios; logo, se você insistir em colocá-los, saiba que estará fora dos links da primeira página do mecanismo de busca.

5 Comentários


  1. Muito bom, Paulo! Meu blog tá meio carente de algumas coisas, mas é que eu tô esperando pelo povo que está montando o lay. Por enquanto ele vai fcar simplinho do jeito que está, mesmo… rs. Valeu pelas dicas, são ótimas MESMO!
    Bjo!

    Responder

    1. Shirley
      Legal que gostou das dicas, continue acessando o blog, pois estes dias estou lançando uma série de artigos com várias dicas sobre blog, a idéia e mostra o ciclo completo que vai da criação à divulgação, a cada dia sera apresentado uma temática diferente.
      Grande abraço

      Responder



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.