Conheça o perfil dos usuários da internet e direcione conteúdos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pesquisa desenvolvida pelo IBOPE revela o perfil dos usuários da internet

Conheça o perfil dos usuários da internet e direcione conteúdos

Diferentemente da TV, do rádio, revista e jornal, a internet possui um público especifico com caracteristicas próprias. Para nós, jornalistas que trabalham nesse meio, é de extrema importância conhecê-los, pois assim poderemos direcionar nossas produções. Com isso, torna-se mais fácil para que nosso público-alvo encontre os conteúdos.

A Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) revelou que praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet. E em média eles ficam conectados 4h59 por dia durante a semana e 4h24 nos finais de semana.

Redes Sociais
Elas não podiam ser deixadas de lado e consolidando-se como um ambiente muito acessado pelos usuários da rede.

Entre os internautas, 92% estão conectados por meio delas, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o WhatsApp (58%) e o Youtube (17%). Muito usado pelos formadores de opinião, o Twitter foi mencionado apenas por 5% dos entrevistados.

Faixa etária, renda familiar e escolaridade
A pesquisa apresentou que 65% dos jovens com até 25 anos acessam internet todos os dias. Entre os que têm acima de 65 anos, esse percentual recua para 4%.

A renda familiar mostrou ser um fator de grande influência ao acesso a internet. A proporção dos que possuem renda de um salário mínimo (R$ 724) é de pelo menos uma vez por semana, obtendo 20% do público da pesquisa. Já a proporção dos que possuem renda familiar superior a cinco salários mínimos (R$ 3.620 ou mais), alavanca para 76% de acesso semanais.

Quanto a escolaridade, 87% dos que responderam a pesquisa com ensino superior acessam a internet pelo menos uma vez por semana, enquanto apenas 8% dos entrevistados que estudaram até 4ª série acessam com a mesma frequência.

O que eles procuram?
Entre os assuntos principais buscados pelos internautas estão informações (67%) – sejam sobre temas diversos ou informações de um modo geral –, diversão e entretenimento (67%), uma forma de passar o tempo livre (38%) e estudo e aprendizagem (24%).

Por qual meio acessam?
Saber por qual meio as pessoas acessam a internet é fundamental pois assim podemos pensar na melhor disposição de conteúdo voltada para os diferentes tipos de dispositivos.
A maioria dos entrevistados (71%) acessam pelo computador, seguido pelo celular (66%). A porcentagem em relação a tablets ficam em 7%.

Horário
Segundo a pesquisa, o horário em que mais internautas estão on-line, seja durante a semana ou no fim de semana, varia de 10 às 11 horas e 20 às 21 horas.

Atividades que realizam enquanto acessam a internet
Além de estarem conectados no ambiente virtual, os internautas realizam outras atividades simultaneamente como comer algo (31%), conversar com outras pessoas (23%), usar o celular (20%), assistir à televisão (18%) e trocar mensagens instantâneas (16%). Entretanto, alguns afirmaram que dedicam-se exclusivamente a internet, somando 32%.

.: Saiba mais acessando o arquivo em PDF. Clique aqui!

Agora que você já conhece um recorte do perfil dos usuários de internet, você já pode planejar e desenvolver suas ações baseando-se nestas informações!

Bom trabalho!

Escrito por Letícia Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.