Gerenciar mídias sociais a partir de um único lugar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Veja como gerenciar suas mídias a partir de um único lugar

Gerenciar mídias sociaisEm meio a tantas mídias sociais, surge um  problema para os gestores de mídias, como administrar tanta coisa ao mesmo tempo? Este fato não é uma novidade, mas  uma realidade  para todos que trabalham com mídias para promoção de uma marca/empresa.

Mesmo depois de um bom tempo da presença das mídias sociais em nova vida profissional, há quem ainda faça o trabalho de postar de mídia por mídia manualmente, ou ainda, tem aqueles que utilizam uma ferramenta de agendamento para cada para cada mídia.

Qual a solução para isto?

A meta é ter uma ferramenta que contemple o máximo de mídias possíveis, facilitando o trabalho do gestor de mídias, não só no processo de agendar uma postagem, mas também ter o retorno estatístico deste trabalho, sabendo qual mídia deu maior retorno para uma determinada postagem, e qual assunto específico tem maior popularidade.

Temos na web várias ferramentas que executam esta função, porém nem todos estão dispostos a desembolsar (R$) sem ter  certeza se a ferramenta cumpre com o prometido. Neste caso precisamos fazer uma experiência com a versão gratuita do serviço e se  gostarmos do serviço,  então partiremos para a análise de qual versão paga se encaixa em nossa realidade.

Qual ferramenta?

A aplicação em questão é o Buffer , ela não é a única presente na internet, porém é uma das mais populares entre os profissionais da área de mídia sociais.

Quais vantagens deste serviço?

Na modalidade gratuita estão disponíveis para trabalhar com  as seguintes mídias: Facebook, Twitter, Google Plus, Linkedin, sendo possível a configuração de apenas três. Já na versão paga são oferecidos muitos outros recursos. Além do gerenciar três mídias ao mesmo tempo é possível usufruir de várias formas de agendamento e também com o recurso de estatísticas de cada postagem.

Como criar uma conta no Buffer?

Acesse o site https://bufferapp.com/ e escolha entre acessar com o Twitter ou Facebook, feito isto, você terá acesso à área administrativa da ferramenta, sendo que a primeira função a fazer é a configuração das contas de mídias que deseja utilizar e depois partir para o agendamento das postagens.

Agendamento de postagem padrão

O agendamento padrão é aquele que você escreve a postagem, e na própria área do post, clica no relógio e define dia e horário específico para a determinada postagem. Veja a imagem de exemplo

Agendar padrão de postagem no Buffer

Observe que ao definir um horário específico, o botão verde muda de “Buffer” para “Schedule” que é o agendamento.

Agendamento por escalonamento, entenda como funciona

Ao criar a conta para cada mídia, é possível definir uma mapa semanal com o dia e horários padrões que você deseja para cada mídia.

Para que você entenda melhor vamos simular uma situação: Imagine que para a mídia social linkedin, você gostaria que por padrão as postagem sempre  fossem agendadas para segunda, quarta, sexta e sábado em cinco horários específicos, a tabela de agendamento no Buffer ficaria conforme imagem abaixo:

Agendar postagem no Buffer

Desta forma toda vez que você escrever algum conteúdo na ferramenta para esta mídia e clicar no botão “Buffer”, o sistema  pegará sua postagem e jogará para o primeiro horário disponível, que neste caso seria o horário das 08:30.Porém se fosse colocado mais uma postagem e clicado no botão “Buffer”, a nova postagem ocuparia o horário das 08:30 jogando a postagem anterior para o próximo horário e assim sucessivamente quando entrasse novas postagens. Este tipo de agendamento é o agendamento por escalonamento.

Estatística

A ferramenta tem duas modalidades de estatística, o modo “Posts” e “Analysis”, na versão gratuita só temos a versão “Posts” que retrata o desempenho da postagem específica, exibindo o resultado da ação realizada. Veja um exemplo:

Estatística de postagem no Buffer

No caso acima, temos os resultados de uma postagem no Google Plus. veja que é exibido o horário que foi realizada a postagens, e na parte inferior todos os tipos de interações que ocorrem no post.

Neste artigo apresentei apenas alguns dos recursos presentes na ferramente, porém ao navegar pelo serviço, você descobrirá outros detalhes interessantes.

Esta ferramenta na modalidade gratuita é excelente para pessoas que tem apenas um canal oficial em cada mídia, já para profissionais que usam muitas contas nas mídias sociais e gerenciam várias contas diferentes na mesma mídia, esta ferramenta é a solução perfeita.

Você conhece outra ferramenta que ofereça recursos semelhantes? deixe sua comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.