Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Facebook faz estudos para liberar conta para crianças
Este artigo é muito importante para pais e responsáveis, pois trata de um assunto muito polêmico em relação as mídias sociais, liberar ou não o acesso das crianças para utilizar a rede?
Esta é uma discussão longa, mas acredito que a postura proposta pela rede social Facebook ajudará consideravelmente neste processo.
Para quem ainda não conhece, o Facebook tem uma área que fala sobre a segurança da familia, e ainda tem um manual para educadores, que mostra todas os critérios do Facebook para menores de 13 ầ 18 anos, pois para estes o tratamento é mais rígido, de modo que seu conteúdo pode ser visto apenas por amigos.
Mas a discussão atual está além desta realidade, pois, a grande problematica do sistema é que muitas crianças com idade inferior a 13 anos estão presentes na rede, e pensando nisto, o Facebook quer legalizar esta situação permitindo que qualquer criança tenha acesso a rede, porém com total segurança.
Como Fazer isto?
Para manter estas crianças presentes de modo seguro, a rede social de zuckerberg estuda criar critérios nos quais estas contas serão associadas ao perfil dos pais, e estes receberão todas as solicitações de amizade e definirão se liberaram ou não.
Particularmente eu achei esta uma ótima idéia, pois se tratando de crianças quanto mais controle melhor. Elas não tem sabedoria para discernir quem é bom ou mal na rede, embora muitas vezes nem nós adultos sabemos, mas entendo que esta é uma boa solução e evita um erro grave , pois evita que crianças cresçam na cultura da mentira, do fazer a coisa errada para conseguir ter acesso ao que desejam.
Não foi definida uma data para a implantação deste novo método, apenas foi apresentando que já estão realizando um estudo, mas falando em Facebook, quando menos imaginar este recurso já estará liberado.
Importante: mas como disse meu amigo @gh_souza isto dependerá da aprovação da legislação de cada país, vamos ver o que acontece.
Veja o o vídeo (em inglês) que fala sobre o assunto:
Fonte: The Wall Street Jornal
Paulo Moraes é Analista de Novas Tecnologias, Graduando em Licenciatura da Computação pelo Centro universitário Claretiano, envolvido em projetos de mídias sociais e educacionais – saiba mais : www.paulomoraes.net ou siga Twitter (sigapaulomoraes)l