Perfil Profissional no Facebook

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Aprenda como deixar seu perfil  profissional no Facebook

Estas dicas estão direcionadas aos membros do Facebook que desejam ter um perfil com um foco profissional, aproveitando da rede social para conquistar novos contatos.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas dicas para alavancar o seu perfil, pois, geralmente vemos estratégias focadas somente nas fan pages, deixando sem opção os internautas que desejam fazer ações  em seu canal pessoal.

Posso fazer ações no meu perfil?

Pode e deve, pois um dos princípios das redes sociais é o relacionamento entre PESSOAS, gerando um relacionamento mais humanizado nos meios digitais.

Em nosso perfil temos grandes possibilidades de visibilidade diante de alguns ajustes importantes, vamos a eles:

1 – Não use seu perfil para empresas, negócios, marcas, etc..

Algo que precisa ficar muito claro é  que o Facebook entende que um perfil foi feito  apenas para ser utilizado por pessoas, assim sendo,  todas as contas criadas como perfil, mas que estão representando o nome de uma empresa, marca, movimento ou serviço serão excluídas (pode demorar, mas será eliminado, não tenha dúvidas).

Se este é o seu caso, regularize a situação do seu perfil o quanto antes transformando-o em uma página e deixando este perfil com as informações e nome focado em você como pessoa e não em sua marca.

 2 – Link personalizado

Personalize o link do seu Facebook deixando com seu nome, assim ficará mais fácil informar seu perfil, principalmente no mundo off-line.

Para realizar a mudança, acesse seu perfil, vá até “configurações de Conta” em seguida clique em “nome do usuário“. Estando nesta tela faça a mudança necessária (leia com atenção todas as instruções da tela), confirme a alteração e clique em salvar, feito isto seu perfil terá o link personalizado como meu.  http://faceboook.com/paulomoraes .

 3  – Nome de Exibição

Procure colocar o seu nome, e não o apelido, pois, acredito que em seu material de divulgação, você utiliza um nome especifico para se promover, é este nome que precisa estar na área de exibição do seu Facebook, pois, quando alguém realiza um pesquisa,  é esta informação  que será exibida.

Para realizar esta mudança acesse “Configurações ” e em seguida clique em “nome“, informe seu nome e sobrenome.

4 –  Inserir um nome alternativo

Fique tranquilo, aqui não estou entrando em contradição, mas sim, usando de um recurso de forma estratégica. O Facebook permite adicionar o campo “Outros nomes”  que é exibido logo abaixo do seu nome.

O que tem de estratégico nisto?

Aproveitar deste campo “Outros nomes” e  adicionar o seu título. No meu caso, inseri o título “ConsultorWeb“, desta forma quem procurar por “Consultor” dentro do Facebook, encontra entre outros, o meu canal. Isto não aconteceria se não utiliza-se esta opção.

Veja o exemplo de nome alternativo aplicado ao meu canal

nome alternativo no Facebook

Como adicionar o “Outros nomes” ?

Para realizar esta mudança acesse “Configurações ” e em seguida clique em “Nome”  vá até o campo “Outros nomes” e informe o título desejado, em seguida ative a opção “Incluir isto na minha linha do tempo“.

 5 – Foto do Perfil

Esta área é algo fundamental no seu perfil, pois, mostra de fato quem é você. Pensado do ponto de vista estratégico, se ao visitarem seu perfil não encontrarem uma foto, ou encontrar uma que não identifica você, que credibilidade estará passando?

Acredite, você perderá muitas oportunidades caso este canal tenha um foco profissional, e você não esteja levando à serio sua presença nos meios digitais.

Lembre-se:  A primeira impressão é a que fica, então, insira fotos que de fato te representem.

 6 – Foto de Capa

Para esta área não coloco um regra, mas sim uma orientação, pois, se você deseja promover seu canal, esta é uma grande vitrine para que todos saibam sobre o seu trabalho, só tome cuidado para não exagerar na publicidade, pois, o Facebook penaliza quem faz publicidade diferente do padrão permitido pela rede.

Para entender sobre o que você pode e não pode fazer dentro do Facebook, leia o artigo Regras de uso no Facebook.

Veja o exemplo da minha capa de perfil

erfil estratégico no facebook

7 – Sobre..

Esta área é a mais importante do seu perfil, pois é nela que você poderá apresentar suas qualificações, empresas que trabalhou, formação acadêmica, formas de contato e tantas outras informações que agregaram valor para quem procura um perfil com suas qualificações.

Para acessar esta área, clique na palavra “Sobre“, com isto, aparecerá a área de edição na qual é permitido editar cada tópico.

Procure dar uma atenção especial a cada uma desta áreas, não esquecendo de um detalhe importante: nesta área você deve definir quais as informações são públicas e quais serão somente para  amigos, ou para um grupo específico de pessoas.

As informações de interesse profissional precisam e devem ser sempre  definidas como pública.

 8 – Diferenciar amigos de contatos

Partindo do principio que você pretende agregar contatos profissionais, mas também manter o contato com seus amigos, neste caso é necessário fazer uma diferenciação, dividindo o que é conteúdo público e para amigos.

Para realizar esta diferenciação, no momento do publicação escolha se a publicação é para todos (Pública) ou para pessoas especificas (amigos ou outras lista criada por você).

9 – Linha do tempo

A linha do tempo, é de fato para mostrar cronologicamente os fatos e acontecimentos sobre aquele determinado perfil, pena que nem todos exploram este recurso de modo estratégico .

Use ele ao seu favor, informe na linha do tempo fatos importantes como sua formatura, graduação, premiação, novos cursos, certificações, promoções de emprego, mudança de função, projetos e tantas outras possibilidades.

Como Fazer isto?

Ao clicar na área de publicação, na parte superior, clique na opção “Acontecimento“, escolha a categoria que corresponde ao assunto (geralmente trabalho e educação), escreva o evento, defina a data que ele aconteceu, insira foto e outros detalhes que desejar.

Após inserido, a informação aparecerá em sua linha do tempo na data cronológica.

10 – Bom senso

Concluo esta série de dicas, frisando para o que acaba sendo o mais importante, pois, de nada valerá seguir todas as regras anteriores se você não postar conteúdo de qualidade, ou pelo contrário, colocando dados na rede que comprometem sua identidade digital.

Pode ter certeza que isto refletirá na sua vida real também, pois, a digital é apenas um extensão da real, então, pense muito bem antes de postar um conteúdo.

Obs: Estas são apenas algumas dicas, é claro que existem muitas outras que deixarei para um próximo momento, enquanto isto, espero seu comentário sobre estas.

2 Comentários


  1. Prezado Paulo,

    Excelentes são seus textos e dicas, parabéns. Sempre visito sua página e sei que lá encontro novidades, atualizações e conteúdos de qualidade.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.