Google mais social no serviço de busca

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conheça as novas técnicas para ficar em destaque nas primeiras posições no Google

Este assunto é um tema que interessa a todo produtor de conteúdo web, pois, quem está na web é porque deseja ser encontrado.

No começo de 2012, o Google informou que estaria agregando o Google Plus nos resultados do seu mecanismo de busca (Busca Social), isto deixou os concorrentes da empresa extremamente incomodados, pois, com esta ação, os usuários que utilizam a Rede social do Google terão privilégios em relação aos outros.

Entendendo melhor

  • Como funciona até agora

Quando um usuário realizava uma pesquisa no Google, ele mostrará o assunto mais relavante com base nas regras de SEO, e quem melhor utilizava estas técnicas, apareceria melhor posicionado.

  • Como será de agora em diante

Ao realizar uma pesquisa por qualquer conteúdo no Google, o sistema procurará primeiro entre seus amigos de redes sociais (neste caso, somente o GooglePlus), pois o Google entende que entre a informação de um amigo e a de um estranho, você preferirá a primeira.

O que isto tem de errado?

Aparentemente isto é muito bom, só aparentemente, pois se você não percebeu ainda, isto força quem ainda não tem uma conta no GooglePlus, obrigatoriamente a criar e movimentar sua rede, isto se você ainda deseja ser encontrado nas primeiras posições do Senhor Google.

 Como devo trabalhar de agora em diante?

Continue  utilizando suas técnicas de SEO (Search Engine Optimization)  da mesma forma, porém,  acrescente a partir de agora as tecnicas de NEO (Networking Engine Optimization), ou seja,  precisará além de criar uma conta no GooglePlus, movimentá-la de tal forma que consiga muitos seguidores, mas , muito mais que isto, tornar seu conteúdo atrativo para que seus contatos comentem e positivem suas postagens.

Mais alguma dica sobre esta nova forma de busca?

Manter as técnicas de SEO, e dentro da Rede do GooglePlus, ter muitos comentários e conteúdos positivados, além disso, ter integração ao máximo com os serviços do Google, pois esta será a tendência da empresa, priorizar conteúdo da sua própria rede, seja GooglePlus, Picasa Fotos ou outro serviço  que tenha compartilhamento de conteúdo.

Outro ponto importante que não podemos esquecer de forma algumas, é inserir os botões sociais do GooglePlus em nosso Site/blog, pois ele também permitirá que nosso conteúdo seja compartilhado  pelos usuários presentes dentro do Plus, que facilitará para a nossa popularização nesta rede.

Lembre-se: Se ao fazer um pesquisa e a resposta for o conteúdo de algum conhecido, não se assuste, esta é a nova forma de busca do Google.

Por onde devo começar?

Veja o vídeo da Google para que você tenha uma melhor ideia da pesquisa acontecendo na prática.

Fonte:
Este artigo foi elaborado com base nas informações contidas no  blog Oficial do Google Brasil e no artigo do blog webinsider

Deixe seu comentário sobre o assunto

6 Comentários


  1. Olá, Paulo
    Conheci hoje o seu site. Estou navegando nele há bastante tempo, tal a quantidade e a qualidade de informações que nele encontrei. Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.
    Cheguei até você procurando entender as novas relações entre o Google+ e os seguidores de blogs, com o fim do Google Friend Connect.
    Tenho uma questão… Tenho meu perfil no Google+ e criei uma página do meu blog de artesanato. Gostaria de seguir um blog ou um site usando a página que eu criei para o meu blog e não o meu perfil. Isso é possível?
    Um abraço,

    Responder

    1. Maria inês, ví que antes mesmo de responder ao seu comentário, você já rescobriu a solução, de qualquer forma estou à disposição
      Grande Abraço

      Responder



  2. Paulo tenho uma conta no googleplus, e uma caixa para comentários de várias redes entre as quais o google, minhas dúvidas são:
    1-como a conta este no meu nome pessoa física e não do meu site, isto pode prejudicar meu site perante o google, ou seria melhor abrir uma conta com o nome do site? ou para o buscador tanto faz?
    2- O ato de ter outras mídias junto isso me prejudica perante o cão farejador do google?
    Parabéns pelos site

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.