Celular ou Smartphone?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Celular ou Smartphone, Qual é o ideal para minha realidade?

Veja também (Netbook ou Notebook?)

A proposta deste artigo é apresentar as características relevantes entre estes dispositivos para que você avalie qual é o aparelho ideal para sua realidade.

Quando menciono celular e smartphone, levo em consideração aparelhos originais e não aqueles “chinglings” chineses que, aparentemente, apresentam todos os tipos de recursos, confundem a todos e nem sempre são confiáveis.

Celular:

Os aparelhos celulares, por mais sofisticados que sejam, têm a função básica de fazer e receber chamadas e, como complemento, muitos oferecem alguns recursos e aplicativos que auxiliam a vida do usuário. Recursos como foto, vídeo, gravação de áudio, jogos e outros aplicativos são disponibilizados na maioria deles.

Smartphone

Além de oferecer todas funções dos celulares mais sofisticados, esse aparelho tem a funcionalidade de um computador, possibilitando fazer praticamente tudo o que você faz neste [computador]. Nele também é possível navegar pela internet por meio de um plano 3G ou por conexão via Wifi, e por planos de dados comuns.

Qual serve para minha realidade?

Celular:

É ideal para quem basicamente utiliza o aparelho apenas para realizar e receber chamadas e não está muito interessado nos demais recursos tecnológicos.

Smartphone:

Para profissionais e usuários que trabalham conectados à internet e que ficam interligados o tempo todo com seus contatos por meio de aplicações web, e que realizam suas tarefas por meio desse aparelho e enviam o conteúdo para terceiros.

OBSERVAÇÃO: Muitos se enganam com aparelhos celulares que oferecem alguns serviços pela internet, como é o caso de algumas operadoras que têm uma promoção de 50 centavos em média por dia para navegação via web, induzindo o usuário a pagar só isso e a acreditar ter acesso a tudo, sem precisar adquirir um smartphone.

Isso é ilusório, pois, o acesso dos telefones móveis é restrito apenas aos aplicativos que estão pré-configurados nos aparelhos, e o usuário não terá acesso a nada além disso; diferentemente do que é oferecido pelos smartphones que permitem a instalação vários aplicativos, em especial os que vêm com o android instalado.

Não deixe de ler também (Notebook ou Netbook?)

11 Comentários





  1. Boa tarde, Sr. Paulo Moraes!
    Parabenizo-o pela grande simplicidade e modo claro como coloca sua respostas e
    explicações no assunto em que é versado, referentes as nossas dúvidas, e que é impossível de não serem entendidas. “Quem sabe, sabe e ensina com autoridade!”.
    Você é um expert no assunto! Parabéns mais uma vez!!!

    Responder

    1. Fico muito agradecido pelo elogio,e principalmente por gastar o seu tempo para escrever estas linhas de comentários,pois hoje é raridade alguem parar para fazer tal ação.
      Fique à vontade para sugerir assuntos de internet que tenha dúvida
      Atenciosamente
      Paulo Moraes

      Responder

  2. Adorei a maneira simplificada com a qual descreve as diferenças entre cada tecnologia que hj faz parte do nosso dia-a-dia. Confesso que eu entendia de maneira errada e graças as suas explicações, me sinto à vontade de falar sobre o assunto com qualquer pessoa e tendo a certeza de que agora não falo mais bobagens.. Parabéns!

    Responder

  3. Parabéns pelo site. Essas informações parecem simples, mas algumas pessoas teem grande dificuldade, tanto na escolha do aparelho, aplicativos, enfim. Parece um bicho de 7 cabeças e você consegue, transformar numa linguagem simples e possivel de ser entendida. Continue.

    Responder


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.