Monitorar conteúdo de concorrentes e outros assuntos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Aprenda  como  monitorar conteúdo de concorrentes e outros assuntos usando o Google Alerts

Monitorar conteúdo de concorrentes e outros assuntos

Embora foquei neste primeiro momento o uso deste serviço para monitorar seus concorrentes de conteúdo na web, o serviço pode ser utilizado para várias realidades.

Alguns exemplos para monitorar

É possível por exemplo, cadastrar um produto que deseja comprar e ficar monitorando, todas as vezes que for postado algo sobre ele na internet você será avisado. Este exemplo é ótimo para quem está esperando uma promoção para adquirir um produto ou serviço com um preço diferenciado.

Outra possibilidade é acompanhar sua marca na web, e saber tudo o que está sendo falado sobre ela, e até mesmo descobrir quem está copiando seu conteúdo. São várias as possibilidade para utilizar este recurso, porém  nesta postagem quero dar foco para o monitoramento de concorrentes.

Para que monitorar a concorrência?

Antes de explicar como monitorar, é importante mostrar o motivo para tal ação.

Quando monitoramos a concorrência, podemos ver que tipo de conteúdo está dando certo, que tipo de assunto ele não está explorando, melhorando nosso site /blog recebendo as sugestões direto em nossa caixa de e-mail.

Contrate nossa consultoria

Como monitorar usando o Google Alerts?

Primeiramente é necessário acessar o http://www.google.com/alerts/, após feito a cadastro no serviço é possível cadastrar as palavras que deseja monitorar, definindo com que frequência deseja receber as notificações, de quais fontes deseja receber conteúdo, em qual idioma, de qual região, quantos resultados receber e em qual e-mail deseja receber estas notificações.

veja a tela de exemplo.

Monitorar concorrentes com Google Alerts.jpg

A qualquer momento você pode excluir um assunto que não deseja mais monitorar.

Com este artigo você encontrou mais uma possibilidade para monitorar seus concorrentes, ser mais criativo, e ainda utilizar a ferramenta para outras necessidade em seu cotidiano.

Sucesso em seus monitoramentos!

2 Comentários


  1. Muito interessante!!!! Ponto em prática desde já!!!!
    Obrigada Paulo por tantas informações, e para mim, tantas “novidades” para facilitar e ajudar no dia a dia tanto pessoal quanto profissional!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.