Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Vírus desconectará mais de 360.000 computadores
Na próxima segunda-feira (09/07/12) o FBI numa manobra estratégica para evitar uma pane na rede de computadores, cortará o acesso de internet à milhares de computadores. Isto acontecerá pois, muitos computadores tiveram seus endereços de DNS alterados por uma ação hacker.
Num primeiro momento o FBI barrou a atividade resolvendo parcialmente o problema direcionando o acesso para seus servidores, porém, no proximo dia 09, vence o prazo do contrato do FBI, com isto, todos os computadores que estavam protegidos contra tal invasão perderão acesso à internet para não causar danos a rede mundial de computadores.
Mas o que os DNS´s Alterados podem causar?
Esta ação Hacker visava modificar a identidade real de um endereço Web, possibilitando o fácil redirecionamento de um link original para um outro link fraudulento, com a finalidade de desviar o internauta para outro lugar.
Exemplo:
O usuário ao acessar um site financeiro, poderia ser direcionado para um outro endereço, supostamente com o mesmo conteúdo, quando na verdade se trataria de um falso site, no qual os hacker coletariam todos os dados financeiros deste internauta.
Como descobrir se meu computador está nesta lista?
Inicialmente foi informando que boa parte dos computadores infectados estão presentes nos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Inglaterra, India, França, Espanha, Canadá, China e México, porém na dúvida a melhor segurança e realizar um teste
Acesse o site http://www.dns-ok.us/ indicado pelo FBI e caso seu computador esteja na lista de computadores contaminados o próprio sistema dará os passos para resolver o problema.
Obs: Como a desativação acontecerá nesta segunda-feira dia 09, realize o teste o quando antes e também informe para seus contatos.
Fonte: http://www.huffingtonpost.com/2012/04/20/fbi-internet-july_n_1441260.html
Paulo Moraes é Analista de Novas Tecnologias, Graduando em Licenciatura da Computação pelo Centro universitário Claretiano, envolvido em projetos de mídias sociais e educacionais – saiba mais : www.paulomoraes.net ou siga Twitter (sigapaulomoraes)l