10 dicas para melhorar o posicionamento site ou blog

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Acompanhe estas 10 dicas que irão ajudar o melhor posicionamento do site ou blog

dicas para melhorar o posicionamento

Sabemos que não basta simplesmente ter um canal na internet e ficar  publicando um artigo seguido do outro, sem utilizar as técnicas de SEO  “Search Engine Optimization”  (numa tradução livre , podemos dizer que SEO  são técnicas para colocar seu  site nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google por exemplo).

Conheça uma lista com dicas fundamentais para melhorar o posicionamento do seu canal

1 – Palavra chave no título

Quando você escreve  um artigo naturalmente faz para  um público-alvo, logo,  precisará descobrir qual é a palavra mais importante para inserir no título, no sub-título, no parágrafo e na área de descrição  de seu artigo.

É fundamental descobrir aquela palavra  que possivelmente o internauta usará para encontrar seu conteúdo .

Para facilitar a sua procura, use o sistema de busca do Google que mostrará quais são os principais assuntos procurados com aquele tema.

Imagine que eu queira escrever uma artigo sobre “instagram para negócios” e quero ter certeza que este título é eficaz.

Então vou até o Google e começo digitar “Instagram para ne..” e vejo o que ele vai sugerir. Nesta lista serão mostrados os assuntos mais procurados, então faça uma análise se seu artigo está bem cotado e com o título bem definido para  o público que você deseja encontrar.

Em  nosso exemplo está excelente, pois é o primeiro da lista, veja a imagem captura da simulação.

Instagram para negocios

2 – Linkar para artigos internos e externos (Link Building)

Outro fator importante e estratégico é linkar seus artigos  com outros artigos que tenham relação com o assunto em questão, pois, se o internauta chegou até seu blog por este assunto, com certeza se interessará por assuntos semelhantes.

Um outro ponto positivo, é apontar para assunto relacionado em sites externos confiáveis, além disto, usar a cultura de escrever em outros canais (“Guest Post” um post escrito por um alguém que não é dono site/blog, ou seja, um autor convidado ou que se ofereça para escrever um artigo para aquele canal), esta é uma forma de divulgar seu trabalho e ter links vindos de outros sites e blog de maior expressão ganhando uma maior reputação.

Use a ferramenta de reputação, descrita no item 5, que ajudará você não perder tempo em escrever artigos em qualquer canal, mas sim em canais de qualidade.

dicas SEO

3 – Explorar as mídias sociais por meio do seu canal

Uma grande falha que vejo em meio aos iniciantes em mídias é focar todo o trabalho somente nas mídias, esquecendo de seu canal oficial (site/blog).

Entenda que mídias sociais são apenas meios para divulgar seu canal , e que com o tempo elas perdem expressão ao ponto de chegar a não ter quase acesso, um grande exemplo disto é o “Orkut”. Então foque tudo sempre em seu canal e use as mídias apenas como meio para chegar ao seu canal, neste sentido elas precisam ser bem exploradas por você.

Quanto mais mídias sociais estiverem apontando e mencionando seu canal, melhor avaliado pelo Google ele será, pois,  o mecanismo de busca analisa quão influente seu canal é em outras mídias, melhorando seu posicionamento por conta disto.

Não pense apenas no Google, imagina cada mídia social como uma cidade, ou seja, se você quer visibilidade em outras cidades, então também precisa estar presente nela.

4 – Não Copiar conteúdo

Jamais copie conteúdo de outro canal, mesmo que  informe a fonte, o Google  não perdoa quem copia conteúdo, e penaliza drasticamente quem utiliza destas práticas.

Você até pode copiar parte do conteúdo de um outro canal, desde que ele represente menos de 20% do seu conteúdo, e mesmo assim não deixe de citar a fonte, colocando o link com hyperlink para que o autor do canal seja referenciado em sua postagem.

5 – Fazer parcerias com os sites/blogs certos

Não faça parceria com um site ou blog somente porque o autor é seu amigo, isto  levará seu canal  a perder posições no mecanismo de busca, pois o site dele pode ser de péssima qualidade no que diz respeito ao conteúdo publicado.

Procure realizar parcerias com canais que falem de assuntos relacionados com o mesmo tema que você escreve, pois, neste caso, você ganhará reputação  se o canal divulgado tem um melhor posicionamento em relação ao seu.

Uma boa dica, é medir a reputação do canal que tem interesse de realizar parceria, para isto, uma das melhores ferramentas para tal análise, é um complemento para Google Chrome e Firefox chamado MOZ Bar.

Veja a barra de ferramenta do Moz Bar ativa exibindo a reputação do site do Facebook.

Moz bar

Entendendo esta barra:

– PA (Autoridade da página) representa a força de uma página específica dentro daquele site. sau pontuação vai de 0 a 100.

– MR (Moz Rank) é a nota que o Moz dá para aquele site (de 0 a 10)

– DA (autoridade do Domínio) nota atribuída para o domínio num todo. nota de 0 a 100.

Veja um definição detalhada sobre reputação de página neste outro artigo.

As outras informações, são links que apontam para aquele site (linkbuilding) e compartilhamento nas principais mídias sociais (Facebook, Twiiter e Google Plus).

Esta ferramenta mostra a reputação de qualquer canal da web.  Considere realizar parcerias com canais de maior reputação que o seu. Canais bem consolidados estão com reputação maior que 50 sendo que o limite é 100.

Não interprete um canal com reputação menor de 50, como um canal ruim, mas sim como um canal que esta num processo de crescimento, pois para ter uma boa reputação, é  necessário uma série de fatores,  e não somente a boa produção de conteúdo, esta é apenas uma delas.

consultoria express II

6 – Quantidade de Palavras

A regra de SEO sugere um texto com no mínimo de 300 palavras, mas, não fique preso a esta regra, escreva o seu texto livremente, considere sempre ter a palavra chave presente dentro do seu texto, isto é mais importante.

Quanto mais você escrever, maior conhecimento estará transmitindo para seu público, e ao mesmo tempo, maior credibilidade você passará, pois passa a propriedade de um verdadeiro formador de opinião pela profundidade do artigo.

Artigo grandes precisam ser dinâmicos, interessantes, e bem distribuídos, se possível com imagens, vídeos, áudios, para serem de fácil entendimento.

7 – Um título estratégico para cada página

Quando criar  páginas em seu site/blog, elabore bem os títulos de tal forma que o conteúdo de cada página se aprofunde naquele que ó o título da página.

Evite criar páginas que não tem nenhum valor para o internauta, em tudo, foque na informação que é de interesse do seu público-alvo. Veja outras dicas sobre estratégia na produção de conteúdo para aprofundar-se neste tema.

8 – Pesquisar palavras chaves

Não escreva de qualquer forma, pense, pesquise, descubra qual é a melhor palavra-chave para utilizar na produção do seu artigo e que seja encontrada facilmente pelo seu público-alvo.

Lembrando que quando escrevemos um artigo, ele é para um público-alvo e fala sobre um assunto específico, logo esta assunto específico é o centro de todo seu artigo, transformando-se na palavra-chave ou o Foco central de seu artigo.

9 – Escrever para as pessoas

Quando utilizamos as regras de SEO, queremos chegar até as pessoas que procuram pelo nosso conteúdo, então, tome cuidado para que seu blog não fique perfeito demais em técnicas para as regras do Google, porém, sem sentido para o internauta, a meta é escrever para seu público-alvo que são pessoas.

Seja o mais natural possível em sua linguagem, procurando cativar seu públco, usando uma linguagem de fácil entendimento para ele, embora você seja um profissional qualificado, usa da linguagem comum para comunicar seu conhecimento.

Sempre se posicione como aquele professor que se coloca no lugar do aluno e antecipa as principais dúvidas, gerando questionamentos antes dele. Procure sempre surpreender seu público com seu conteúdo.

10 – Escrever com regularidade

Uma falha que muitos blogueiros cometem é justamente  abandonar seu blog/site por muito tempo. O Google leva isto  em consideração, pois, canais desatualizados não são listados na busca quando uma pesquisa sobre aquele assunto é realizada.

Se deseja ter muitas visitas, procure postar com regularidade, mesmo que seja uma vez por semana (o ideal seria três vezes semanais), pois, seus concorrentes escrevem mais que você e naturalmente terão maior visibilidade que o seu canal.

5 Comentários





  1. Excelente Postagem!
    O que seria de nós iniciantes sem as dicas de Profissionais como você. Muito Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.