Mudanças nos resultados de pesquisa do Google

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Entenda por qual motivo foram realizadas  mudanças nos resultados de pesquisa no Google

Mudanças nos resultados de pesquisa do googlePercebemos nos últimos dias que  as “grandes” da internet (Facebook e Google)  estão realizando constantes mudanças no que diz respeito a como tratar o conteúdo postado pelo internauta.

Antes de apresentar propriamente a atual mudança (28/08/2014) é necessário que você tenha introdução de alguma mudanças anteriores para ter melhor entendimento sobre o assunto deste artigo.

O Google tem criado nos últimos tempos, muitos recursos e ações com o proposito de fortalecer ainda mais sua marca na web.

Entre estas ações com foco estratégico para fortalecer a marca, exibir  no mecanismos de busca a imagem, nome e número de seguidores do autor da postagem do Google Plus, tinha como propósito fortalecer o vínculo dos membros da rede com os conteúdos de resultados de busca .

Tudo isto para fortalecer cada vez mais a presença dos internautas em ferramentas da empresa. Por outro lado aquele que é dono de um site ou blog tinha privilégio quando se utilizava da integração de seu canal com  o Google Plus, e também com a configuração que exibia imagem e nome de autor nas postagens.

Mas qual é a mudança?

Embora poucos tenham percebido, o Google deixou de exibir  nos resultados de busca a foto do autor do artigo, alegando que como estão focado no futuro, pensando no público que utiliza dispositivos móveis, a alegação da empresa é que precisam enxugar ao máximo a exibição de imagem nos resultados de pesquisa, pois isto, poderá atrapalhar em termos de velocidade para quem acessa o Google por meio de dispositivos móveis.

Com isto, estava sendo exibido apenas o nome do autor da postagem e o número de seguidores que este tinha na rede social Google Plus, porém semana passada no canal oficial de John Mueller, Webmaster Trends Analyst da Google, foi divulgado que tal recurso deixaria de existir, pois não estava trazendo nenhum tipo de benefício e ainda estava distraindo os internautas. Confira a matéria na integra: https://plus.google.com/u/0/+JohnMueller/posts/HZf3KDP1Dm8.

Estas mudanças não afetam a exibição de conteúdos do Google Plus nos resultados de busca, o Google continuará exibindo resultados do Google Plus na buscas desde que estes sejam considerados como relevantes pelo Google.

Conclusão: A exibição de imagem e autoria para os resultados deixaram de existir, mas algo mais drástico que isto, é a desvinculação do Google Plus nesta estratégia, pois muitos profissionais utilizavam esta rede como parte da estratégia para deixar um conteúdo bem posicionado. Como isto não tem mais fundamento, logo, acredito que muitos deixarão de utilizar o Google Plus, uma vez que só se utilizavam da rede por conta destes benefícios.

Uma boa prática é continuar postando conteúdo de alta qualidade na rede social Google Plus, ainda é um grande negócio, pois seu conteúdo terá uma oportunidade de conseguir melhores posições nos resultados de busca.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.