O que é e como deixar um site ou blog responsivo?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Entenda o que é um site ou blog responsivo e saiba como deixar o seu canal neste padrão

o que é e como deixar um site responsivo

Acredito que a dúvida de muitos internautas é saber o que é exatamente um site ou blog responsivo, pois este é o assunto do momento em função de novas regras que o Google definiu como padrão para posicionamento de sites nas buscas.

O que é um site responsivo?
Embora o termo “responsividade” não seja novidade para muitos profissionais que trabalham no desenvolvimento ou na área de estratégia para sites, mas para o internauta de modo geral ainda é.

Ter um site ou blog responsivo, significa ter um canal que pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, e principalmente qualquer tamanho de tela, sem perder a qualidade visual e a experiência de navegação, ou seja, a mesma experiência agradável que tenho na tela de um computador convencional, terei no Tablet, Smartphone, Smart TV e outros padrões de tela.

Obs: Lembrando que as regras do Google são para avaliar se um site é responsivo especificamente para dispositivos móveis, mas isto não significa que responsividade se limite apenas aos dispositivos móveis.

Como saber se meu site ou blog é responsivo ou não?
Temos algumas formas para saber se nosso canal é responsivo ou não, a mais clássica e que qualquer usuário pode testar sem nenhum esforço, é utilizando a própria busca do Google em seu dispositivo móvel.

1 – Acesse o Google pelo seu dispositivo móvel;
2 – Digite o nome do seu site ou blog e não o link;

Feito isto o Google mostrará o seu canal e os concorrentes com nomes semelhantes, e junto do seu canal a classificação se o canal é ou não responsivo.

Veja o exemplo da tela que capturei de uma pesquisa pelo meu Smartphone no qual pesquisei por “Consultor Web”.

Perceba que um site ou blog quando é responsivo, vem acompanhado do termo “Mobile Friendly”, isto é uma espécie de selo do Google, informando para o usuário que aquele site pode ser acessado com qualidade por meio de dispositivos móveis.

No exemplo abaixo, percebemos que o concorrente logo acima do meu site, não é responsivo.

Esta é a forma mais simples de descobrir se o seu canal é responsivo.

responsivo site e blog mobile-friendly

Quais outras formas de saber se meu site é ou não responsivo?
O Google oferece algumas ferramentas para que possamos testar nosso site para dispositivos móveis, veja algumas opções:

Mobile-Friendly Test: testa o site de uma forma geral

Teste de compatibilidade com dispositivos móveis: Opção para testar não somente o site num todo, mas também avaliar cada página em relação a responsividade.

– Usabilidade em dispositivos móveis nas Ferramentas do Google para webmasters: esta opção é somente para quem tem o site configurado no Google Web Master.

Mas qual o impacto que isto pode ocasionar no meu canal?
No ultimo dia 21 de abril, o Google colocou em prática algo que já havia sido divulgado desde o ano passado, que é exatamente a alteração nos resultados de busca para páginas que não sejam responsivas.

Num primeiro momento (novembro do ano passado) o Google apenas comunicou motivando o uso de sites responsivos, mas posteriormente definiu um prazo até o dia 21 de abril de 2015 para que os sites estivessem responsivos, e quem  não aderisse este padrão naturalmente perderia posicionamento no mecanismo de busca.

Isto não significa que seu site perderá posicionamento em relação as pesquisas pela web no modo convencional, mas somente para pesquisas feitas por meio de dispositivos móveis.

Considerando que a cada dia aumenta a demanda de pessoas que usam dispositivos móveis para uso da internet, isto é extremamente negativo para quem não tem um site ou blog responsivo.

Sou obrigado a deixar meu site ou blog responsivo?
Segundo pesquisa realidade pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, analisando que mais de 60% das pessoas acessam a internet por meio de seus dispositivos móveis, então podemos concluir que se seu canal não for adaptado para este meio de acesso, consequentemente perderá um numero muito expressivo de visitas.

Então eu retorno a pergunta para você. Seu site ou blog é obrigado a adotar estes novos padrões?

Não se preocupe somente com o Google, mas sim com a experiência do usuário que acessa seu canal, se coloque no lugar dele, e veja se o seu site/blog oferece uma navegação agradável quando é visitado por meio de um Smartphone.

Como deixar meu site responsivo?
O Google lançou a “Campanha #MobileMadness” que pode ser acessada a qualquer momento, e nesta campanha você aprenderá com os profissionais do Google tudo que você precisa saber de como deixar seu site responsivo.

Onde posso buscar mais informações sobre este assunto?
O Google preparou um canal somente para tratar assuntos relacionados ao Websites compatíveis com dispositivos móveis é só acessar e desfrutar das orientações deste canal.

Outro canal importante para acompanhar todas as novidade que podem impactar em seu site é o http://googlewebmaster-pt.blogspot.com.br/

Conclusão: Neste artigo o objetivo foi apresentar um pouco da importância deste assunto para seu site ou blog, mas se você tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário para que possamos esclarecer e te orientar por meio de consultoria a como deixar seu site ou blog responsivo.

2 Comentários


  1. Excelente artigo Paulo! Parabéns mais um vez, pelo conteúdo e por compartilhar!

    Em minhas consultorias, vejo que esse aspecto da responsividade em sites, tem deixando empresas sem vender, quando seus clientes acessam os sites pelo celular e não conseguem navegar.

    Responder

    1. Odelar!
      Que bom saber que trata este tipo de assunto em suas consultorias, pois ele é um fator importantíssimo no que diz respeito à visibilidade do canal nos mecanimos de busca atualmente.
      Grande Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.