A importância de direcionar o seu feed para o feedburner

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Saiba como fidelizar seus assinantes com o serviço Feedburner do Google
Quando trabalhos com blogs ou sites pessoais, precisamos sempre ter uma visão para o futuro, pois tudo evolui, principalmente seu blog/site.

Quando este fato ocorre, sempre pensamos em mudar o nosso link para outro servidor ou até mesmo alterar o nome deles. Nesta mudança, esquecemos do principal, nossos leitores, principalmente aqueles que assinam o conteúdo via RSS.

E o que acontecerá com estes usuários ?
Lamentavelmente, o fruto de um longo trabalho para conquistar tais assinantes e criar um verdadeiro vínculo com estes leitores vai por água abaixo, pois, ao mudar o link perdemos o vínculo com estes assinantes.

O que fazer?
Aqui entra em ação  a importância de direcionar o seu feed para o feedburner. Mas, antes de entrarmos neste assunto, é fundamental uma breve explicação, pois muitos não sabem o que é um feed, muito menos, o que é o feedburner.

Se  você não sabe o que é um rss ou feed então leia: “O que é esse tal de RSS?

Sobre o Feedburner:  Uma ferramenta que cria o feed do feed! Confuso, não é? (só parece, mas não é).

Porque criar um feed, se meu canal já tem um?
É neste ponto que eu quero chegar. Justamente por seu canal ter um feed fixo, quando você passa pela decisão de mudar o seu blog/site para outro link, por exemplo, o seu feed também passará por mudanças e perderá todo o vínculo com os assinantes. O caminho para resolver este problema é simples: basta criar uma conta no feedburner (veja como criar a sua conta, acessando o blog www.ferramentasblog.com do amigo @hordones) e criar um feed informando o feed original do seu blog/site. Com isto, o foco não será mais o feed original do seu blog/site, mas sim o feed criado pelo feedburner.

Qual a vantagem disto?
O feed que esta em evidência, e que todos acessam, é o gerado pelo feedburner. Com isto, se no futuro você mudar o feed original do seu blog/site não terá problema algum, pois seu leitor acompanha o feed do feedburner. Isto é mais prático ainda para o dono do blog/site, bastando acessar a conta criada no feedbuner e alterando o link do antigo canal para o atual, assim seus leitores receberão automaticamente o conteúdo do novo canal e você não perderá seus assinantes.

Um exemplo prático
Tenho o blog Officeweb que tem como feed original: http://officeweb.paulomoraes.net/feed, porém criei um feed com o seguinte endereço: http://feeds.feedburner.com/paulomoraes. Inseri um ícone RSS no topo do blog para que as pessoas assinem este canal, logo, se no futuro resolver mudar o link do Officeweb, isto não afetará em nada meus assinantes, desde que eu  informe o novo feed original lá na minha conta feedburner.

Importante: todo o processo e explicação aqui informado, só terá sentido ao inserir um ícone de assinatura, no seu site/blog, com o link do novo feed.

4 Comentários


    1. Klara
      Se você já tem um link Feedburner e deseja mudar este canal, fatalmente você perderá todos os assinantes, o que você pode fazer é criar outro link feedbuner, porém antes de mudar para o novo, escrever um artigo no seu blog, informando que o link a partir de tal data será “X” e convida a pessoa assinar o novo feed.
      Caso queira entender melhor pode me add no skype ppaulomoraes

      Responder


  1. Ótimas dicas, Paulo! Fizemos esse redirecionamento em nosso site e tem sido muito proveitoso para nós e nossos usuários! Obrigada pela dica!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.