Estratégia para publicação de artigos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Técnicas para  produção eficaz de conteúdo para blogs e sites

Leia também os outros artigos da série:

Saiba o que fazer antes de criar um blog
Estrutura básica de um blog
Visual e acessibilidade no blog
Saiba o que é SEO

Técnicas para o leitor
Estratégia para blogs○ Originalidade: Quando lemos o conteúdo de um blog, entendemos que aquela pessoa que escreve é um formador de opinião, e não um copiador de ideias que, simplesmente, usa “CTRL+C” e “CTRL+V” e desvia o crédito do verdadeiro autor.

○ Qualidade: É fundamental trabalhar com dedicação no texto que está sendo elaborado, sempre adotando uma linguagem completa e de fácil entendimento para a boa compreensão do seu público-alvo.

○ Objetivo:  Quando produzimos conteúdos, estes precisam ser compactos, pois muita informação assusta o leitor. Hoje, é comum, nas grandes cidades, o uso de smartphones e tablets, por isso textos longos não são bem aceitos.

○ Criatividade (fotos, vídeos, áudios): Deixe seu texto mais rico em informações, ilustre-o com fotos, vídeos e, quando possível, insira áudios. Um texto que se utiliza destes recursos segura, por mais tempo, seu leitor.

Atenção! Só coloque recursos multimídia (áudio, vídeo e foto) que tenham relação com o conteúdo.

Importante: Não faça do seu blog um fotolog (canal para fotos) ou um videolog (canal para vídeos). Lembre-se que o blog é um canal, no qual podemos utilizar recursos multimídia, porém o enfoque principal é o conteúdo em texto.

○ Links para outros artigos:  Um outro recurso que permite divulgar mais o seu contéudo, é justamente o link para outros artigos do seu blog que falem de assuntos associados ao tema em questão.

Links para mídias: permita que todas as postagens ofereçam botões para que o leitor compartilhe o conteúdo para as mídias sociais (veremos como fazer isso em “Plugins“).

○ Área de comentário:  Tente responder todos os comentários no mesmo instante ou, no máximo, no mesmo dia. Assim, você ganhará mais credibilidade com seu leitor.

Técnicas para mecanismo de busca (SEO)

Todas as informações, que serão passadas nas próximas linhas, são exclusivamente voltadas para as técnicas de SEO, embora elas não se limitem apenas a essas práticas. Aqui estão somente algumas consideradas entre as mais importantes.

○ Frequência: É necessário que você adote um ritmo à publicação de seus artigos, para que seu blog possa ficar bem posicionado no Google.

Segundo estudos, para um blog recém-criado aparecer nas primeiras posições de busca, será necessário um trabalho de postagens diárias durante os seis primeiros meses de vida deste canal; depois disto, é preciso manter um ritmo de frequência.
Isso não significa que, se essas medidas não forem tomadas, seu blog não aparecerá, mas será mais demorado alcançar este objetivo.

○ Título :  Esta é uma parte fundamental dentro do SEO, pois, quando o internauta realiza uma consulta no mecanismo de busca, este será um dos primeiros locais que o sistema procurará em seu blog.

Dê qualidade aos seus títulos. Não seja filósofo, mas objetivo na elaboração do título de seu artigo. Coloque-se no lugar do leitor; agindo assim, a garantia do seu blog ser encontrado e aparecer nas primeiras páginas será maior.
Geralmente, os internautas fazem perguntas. Então, ao elaborar seu título, procure responder as possíveis perguntas de seu público.
Não escreva títulos grandes. No máximo, 60 caracteres são aceitáveis pelo Google.

○ Subtítulo: Geralmente, as pessoas trabalham o título, mas se esquecem de um recurso adicional que faz a diferença: o subtítulo.

O subtítulo nada mais é do que a primeira linha de sua área de texto, colocada em negrito para ser reconhecida pelos mecanismos de busca.
A vantagem do subtítulo é a flexibilidade de escrever um texto mais amplo, não precisando se limitar apenas aos 60 caracteres do título; além de ser utilizado, estrategicamente, como complemento do título, de modo a dar outra alternativa para o conteúdo ser encontrado.

○ Texto: A produção do seu artigo precisa ser estratégica. Você precisa pensar no seu público-alvo e nas possíveis palavras que serão procuradas por ele dentro do seu texto. Estes serão os pontos-chaves do conteúdo escrito.

Criatividade na produção de um post é fundamental. É importante ressaltar também que é PROIBIDO copiar conteúdo. Na verdade, isso sempre foi ilegal, porém, agora, isso tem um peso para o Google e implica punições aos canais que realizam essa prática.

O mecanismo compara conteúdos semelhantes. O blog que postou primeiro é conhecido como “conteúdo original”, sendo interpretado como plágio todos os outros que forem postados posteriormente.

Lembre-se: Mesmo que você autorize a copia de um conteúdo, não adiantará, pois o Google fará análise baseada em conteúdo e data.
Para resolver essa questão, escreva sobre o tema a partir do seu ponto de vista, utilizando, no máximo, um pequeno trecho do original, colocando-o entre aspas e citando a fonte com hyperlink.

○ Tags: Também conhecida como palavra-chave. Quando escrevemos um artigo precisamos pensar na palavra-chave central, aquele que é o foco principal do seu conteúdo.

Há usuários que, para promover seus canais, colocam, no final do artigo, uma espécie de assinatura, inserindo palavras iguais em todos os posts. Isso é uma técnica ilegal e passível de punição pelo Google.

O correto para um bom uso das tags é sempre destacar os pontos importantes de cada conteúdo publicado, de tal forma que cada post tenha o seu fator de relevância. Assim, o conjunto de todos os assuntos publicados vai permitir a propagação de seu blog pela diversidade de informações que ele contém.

○ Categorias: Além de ser fundamental para segmentar os assuntos em seu blog e facilitar a localização deles por parte do leitor, a categoria também funciona como uma palavra estratégica para os mecanismos de busca. Isto, é claro, só funcionará se os nomes dados às categorias forem objetivos, correspondendo aos termos procurados pelo internauta.

Exemplo:
A categoria “relacionamento” contém todos os artigos atribuídos a este tema; ao mesmo tempo, ela é uma palavra muito procurada nos mecanismos de busca. Logo, se no blog há uma categoria com este nome, o sistema de busca também o encontrará.

○ Imagem, áudio e vídeo:

Ao inserir uma imagem no blog, antes de postá-la é necessário inserir um texto para identificá-la. Essa ação, no WordPress, é  onhecida como “texto alternativo”, pois permitirá que o Google reconheça a imagem como um conteúdo dentro do seu blog. Caso contrário, é como se a imagem não existisse ali.
Regra padrão para áudio, foto e vídeo: Todas as postagens que contenham esses itens [áudio, foto e vídeo] precisam, necessariamente, de um texto introdutório estratégico, pois é, deste texto, que serão extraídas as tags.

○ Links para outros artigos / blogs:

Esta é uma técnica de SEO antiga, porém ainda eficaz. Quando um link é utilizado para relacionar outros artigos dentro do seu blog,
ele aumenta a taxa de permanência dos seus leitores, o que é bem-visto pelos mecanismos de busca.
Quando você escreve artigos e aponta a referência para outros blogs, isso ajudará também na sua reputação, pois você está formando uma rede de comunicação com outros canais na web.

○ O que não fazer:

Esses são apenas alguns exemplos importantes:
– Copiar conteúdo de outro canal;
– Excluir artigos e páginas do blog;
– Renomear link do título (para fazer isto é preciso ativar um plugin);
– Inserir foto sem descrição na área de “texto alternativo” para blogs Wordpress;
– Tags em excesso;
– layouts do blog com muitos efeitos;
– Áudio/vídeo em execução automática.

Leia também os outros artigos da série:

Saiba o que fazer antes de criar um blog
Estrutura básica de um blog
Visual e acessibilidade no blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.