Estrutura básica de um blog

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Saiba qual é a estrutura básica de um blog

Estrutura básica de um blog

Distribuição do conteúdo

Após a criação e configuração do seu blog (tema visto no artigo anterior) , chega o momento fundamental: a produção de conteúdo. Porém, antes de produzi-lo, é necessário entender a estrutura de um blog para não inserir informações no lugar errado, de modo a não deixar seu canal desorganizado para a leitura do internauta e dos mecanismos de busca.

Tomaremos como base no nosso estudo, a estrutura do WordPress. Basicamente, todos os blogs independentes de ser WordPress ou não, terão a mesma estrutura, sendo diferente apenas a forma de inserir dados nestes canais.

Um blog é composto, em sua estrutura, por página, artigo, categoria . Vamos entender a importância e o funcionamento de cada um destes termos nas próximas páginas.

● Página

Esta área tem um papel essencial dentro do blog, pois nela colocamos colocamos por exemplo a identidade do autor,qualificação do autor, a proposta do blog, as formas de contato,  agenda de eventos, serviços oferecidos,  e outras informações que, geralmente, são fixas, e precisam sempre estar visíveis para o internauta.

Quando criamos um blog, a primeira ação a ser realizada é a definição de páginas com informações sobre o canal e sobre o autor/equipe, pois, ao visitar o blog, queremos saber quem escreve nele e quais as características e capacitações daquele autor/canal. Isso dará propriedade e credibilidade ao canal.

[Tweet “Num blog, ter informações do autor, fará com que o canal tenha mais credibilidade por parte dos leitores “]

● Artigo

Os artigos são os assuntos do dia a dia. Este é o canal que você mais trabalhará dentro do seu blog, pois as páginas, uma vez criadas, apenas o conteúdo dela será alterado. Já o artigo é comparado a um diário, porque cada postagem é uma nova história, que não pode ser apagada.

● Categoria

Categoria é parte integrante de um artigo, pois ela permite a organização de assuntos dentro do blog, deixando os artigos organizados de acordo com o tema.

Um blog que fala sobre os assuntos da seguros por exemplo pode falar sobre vários temas diferentes como seguro automóvel, seguro residencial, seguro estágio, entre outros. Para que estes assuntos sejam encontrados de modo mais fácil pelo leitor, é que utilizamos a categoria.

Imagine por exemplo vários artigos falando sobre casamento com variados temas. Para que estes possam ser encontrados, todos precisam estar na categoria “casamento”.

Por padrão, não há categoria no blog, é o blogueiro quem vai cadastrá-la de acordo com sua necessidade.

3 Comentários



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.