Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A importância dos links amigáveis em sites e blogs WordPress favorecem no posicionamento do Google
Muitas pessoas acham que basta somente escrever bons artigos em um blog ou site e com isto está tudo “ok”, mas na verdade isto não é o suficiente para ser localizado pelos mecanismos de busca, isto é pura ilusão, pois, são necessárias uma série de técnicas de SEO para que este processo ocorra.
Para um trabalho de sucesso, é necessário o uso de um conjunto de boas práticas de estratégia de SEO , entre elas destacaremos nesta postagem a importância do recurso de links amigáveis.
O que são links amigáveis?
É a forma de facilitar para os mecanismos de busca o acesso ao conteúdo do seu site ou blog por meio de um recurso que permite personalizar como o link de seu canal será exibido, gerando o chamado “link amigável”, ou seja, um link objetivo no qual basicamente será exibido: o nome do blog/site e o nome do artigo em questão. Desta forma o seu artigo será localizado mais facilmente pelos mecanismos de busca.
Exemplo de um link que não é favorável:
http://blog.oconsultorweb/2014/10/10/facebook/como-mesclar-páginas
Exemplo do link amigável:
blog.oconsultoreb.com/facebook/como-mesclar-páginas
Percebemos na comparação acima que o segundo link fica mais amigável, um vez que esta indo direto ao assunto e permitindo um link mais curto, além é claro de ser localizado de forma mais rápida pelo mecanismo de busca uma vez que as palavras-chaves estão mais próximas do início.
Como realizar esta mudança?
Independente da versão de seu WordPress, este recurso está disponível em “Configurações“, “Link Permanentes“
Entre as várias opções disponíveis, escolha a opção “Estrutura personalizada” e digite /%postname%/ para que seja exibido somente o nome do artigo.
Obs: Esta alteração é indicada quando seu canal é novo, e ainda não tem artigos publicados. Quando o canal já contém conteúdo publicado, a mudança afetará todos os artigos criados de forma que qualquer link antigo que aponte para estes artigos não conseguirão ter acesso, pois constará como erro 404, e não conseguirá ter acesso ao conteúdo.
Ao realizar esta mudança tenha consciência das consequências.
Veja outras dicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu blog
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário!