Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Acompanhe o que muda com as novas regras para páginas no Facebook
Não é novidade que o Facebook cada vez mais está dificultando o trabalho para quem utiliza páginas. Assim como o Google adota as regras de SEO para definir qual conteúdo aparece melhor posicionado nos mecanismos de pesquisa, o Facebook através de seu algoritmo (instruções que definem regras para exibição de conteúdo), também esta cada vez mais criterioso para exibir o conteúdo para seus fãs com as novas regras para página.
Usuários que trabalham com perfil não precisam se preocupar com estas mudanças, pois, o usuário é a parte preciosa do processo, e seria pouco provável que Mark Zuckerberg, iria perder seus bilhões de usuários para os concorrentes, então o usuário tende a ser o ponto mais precioso e valorizado dentro de sua rede, pois é este que traz o acesso e faz sua popularidade.
Tratamento diferente para páginas
Cada vez mais, as páginas são tratadas com mais rigor no Facebook, pois estas geralmente representam empresas, marcas, celebridades, entre outros.
Por este motivo é tratado com tal rigor, pois, segundo Mark Zuckerber em uma declaração pública disse que muitas empresas estariam ganhando dinheiro as custas de sua empresa, sendo assim, páginas que desejam ter visibilidade dentro de sua rede social precisam investir.
Desta forma, ter as postagens de páginas exibidas para fãs no processo orgânico (forma de postagem gratuita) se torna cada vez mais difícil.
Novas regras para página no Facebook.
As mudanças mais atuais (25/agosto/2014), tratam de forma especial a questão de postagem que contém imagem com link e vídeo com link. O que muda na verdade é a forma como este processo precisa ser feito para que o Facebook não desclassifique sua postagem.
Como fazemos
Geralmente colocamos uma imagem ou vídeo e juntamente inserimos um link para o canal que apresenta mais detalhes sobre o assunto, pois para nós isto é parte fundamental da estratégia para aumentar os acessos em nosso canal oficial (site/blog).
O que o Facebook determinou como válido
Imagens: Se você deseja postar um artigo juntamente com uma imagem, a dinâmica precisara ser diferente. Será necessário postar a imagem diretamente em seu artigo e quando for postar este artigo no Facebook, você irá inserir o link da postagem que deseja publicar, com isto, o próprio Facebook identificará a imagem e outros elementos da postagem e exibirá automaticamente, feito isto, exclua o link da postagem, pois o Facebook já detectou o conteúdo. Insira a descrição do conteúdo como de costume e publique a postagem.
Obs: Caso não goste da imagem da postagem, é possível no Facebook, substituir por uma outra.
Vídeos: Nesta mídia o processo já é diferente, pois, será necessário primeiramente, subir o vídeo para o Facebook,e ao final do envio, o Facebook exibirá uma tela semelhante ao exemplo abaixo (imagem cedida por Dado Moura do site meurelacionamento.net).
Forneça a descrição para postagem e em seguida no campo “Chamada para ação” entre as diversas opções escolha “Saiba mais“, na linha URL forneça o link para seu artigo, e automaticamente será detectado o Título e Descrição do Link:
O que acontecerá se não seguir estas regras?
Como já informado no início deste artigo estas regras só são aplicadas para páginas, não tendo nenhum impacto sobre seu perfil. Paginas que não adotarem estas novas regras, terão como “Punição” a diminuição de exibição de postagem para seus fãs, ou seja, terão um alcance muito menor de suas publicações quando não seguirem regras para postagens de foto com link e vídeo com link.
No entendimento do Facebook a forma que usávamos era incorreta e interpretada como uma isca que desviava o acesso para um meio externo, e segundo a pesquisa realizada entre os usuários da rede de relacionamento, eles preferem ver todo conteúdo diretamente na página do próprio Facebook.
Fonte: http://newsroom.fb.com/news/2014/08/news-feed-fyi-click-baiting/
Conclusão: Se deseja manter o alcance em suas postagens do Facebook, é importante seguir esta regras, porém, não existe nada melhor do que um bom conteúdo para quebrar todo tipo de regra, ou seja, invista num excelente conteúdo, seja criativo, diferente, e estas regras não farão a mínima diferença, pois quanto escrevemos conteúdo focado em pessoas, a resposta é certa.