Como remover um conteúdo dos resultados do Google

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Saiba como fazer para remover um conteúdo dos resultados de pesquisa do Google Como remover um conteúdo do Google

Vejo que uma das principais dúvidas de internautas que realizam comentários em sites e blogs, é justamente este fator, remover o conteúdo do mecanismo de busca.

O que uma coisa tem a ver com a outra?

Embora muitos não saibam, quando é feito um comentário em um site ou blog por exemplo, e esta interação é aprovada pelo autor do canal, o mesmo fica disponível de forma pública para qualquer pessoal ver, principalmente os mecanismos de busca (em especial o Google). Qual a necessidade de um pessoa querer remover comentários que realizou  num  canal da Web?

Hoje nós temos uma mistura de gerações (X e Y) a turma da geração X  que em sua maioria não é tão antenada com as novas mídias, entende que um comentário é algo privado assim como um e-mail, logo, acabam colocando informações  particulares e que acabam comprometendo sua identidade nas Web. Isto é verificado  quando por exemplo alguém pesquisa pelo nome desta pessoa no Google e será  exibido o teor deste comentário.

Como resolver isto?

Precisamos seguir duas etapas fundamentais para que o conteúdo possa de fato ser removido do índice do Google

1 – Entrar em contato com a administração do site/blog e pedir para que ele remova  o conteúdo.

2 – Após solicitada e realizada a exclusão do conteúdo no site/blog, você precisará solicitar ao Google que remova aquele conteúdo do índice de pesquisa, pois nos registros do Google ainda continuará exibindo os dados antigos. Para realizar esta etapa de atualização de dados perante o Google, acesso o link abaixo, e siga as etapas conforme esta exibido na imagem (antes, leia o restante do artigo). Antes de fazer a solicitação de remoção.

veja o exemplo de uma situação real para melhor entendimento do recurso.

Exemplo:

O envio de uma solicitação de remoção de cache pode ser complicado. O Google deve conseguir verificar se a página atualizada e atual não contém mais o material problemático.
Digamos que você descobriu uma página que diga “Os gatos de Susana são feios”. O webmaster atualizou o site, que agora diz “Os gatos de Susana são bonitos”. O problema é que o texto “Os gatos de Susana são feios” ainda aparece na versão em cache da página e nos snippets dos resultados de pesquisa.
 
Malsucedida
Você criou uma solicitação de remoção do URL e incluiu o texto problemático “Os gatos de Suzana são feios”. Resultado? Sua solicitação foi malsucedida. Isso aconteceu porque ao mesmo tempo que o termo “feios” foi removido da página, o termo “Os gatos de Susana” ainda é exibido.
 
Bem-sucedida
Crie uma nova solicitação de remoção de cache que liste uma palavra ou termo que não apareça em qualquer lugar da versão ativa da página. Nesse caso, digite o termo “feios”.
Fontehttp://support.google.com/websearch/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=1663691
Acredito que agora você entendeu como usar o recurso, então vamos para a parte prática. ao acessar o link:  http://support.google.com/websearch/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=1663691, você terá as orientações do Google, conforme imagem abaixo.

Imagem ilustrativa:

Tela de remover conteúdo do Google

Seguindo as propostas da imagem acima:

– Clique na opção 1, (conforme imagem anterior)  e na próxima tela informe o link do artigo que você deseja que o Google atualize, em seguida será exibida uma tela semelhante a ilustração abaixo. 

Informe qual é o texto que não está mais no site/blog, mas que ainda está no Google, feito isto, clique na opção “Remover versão em cache desta página” Aguarde o prazo de 24 horas para que o Google responda sua solicitação.

Imagem ilustrativa:

Remover conteúdo do Google

Considera este recurso importante? deixe suas considerações

10 Comentários




    1. Placas AMD
      A proposta do artigo não é deixar uma página fora do Google, mas sim um conteúdo indevido que foi indexado e precisa ser retirado.
      Grande Abraço

      Responder

    1. José Carlos
      fico feliz que o artigo contribui e ajudou em sua necessidade!
      Grande Abraço

      Responder


  1. O que poderia ser feito, caso o webmaster recuse a remoção do conteúdo de seu site? como posso proceder para remover o conteúdo do google, mesmo que seja temporariamente, ganhando tempo até o término do processo judicial, onde foi solicitado a remoção do conteúdo.

    Responder

  2. No nosso caso, o webmaster se recusou a remover o conteúdo, tem outra forma de remover o conteúdo das pesquisas do google?
    Estamos processando a empresa, porem, a justiça leva tempo, e estamos sendo prejudicados por isso. Como devemos proceder neste caso?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.