Como realizar análise nas mídias sociais

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Entenda melhor qual o parâmetro para realizar uma boa análise nas mídias sociais

 A cada dia surgem novas mídias sociais, e junto delas, várias ferramentas para tentar medir sua influência neste seguimento. É neste ponto que encontramos um grande problema: Quando quem está realizando a análise desta influência fica apenas com os números volumosos de seguidores.

 No trabalho de mídias sociais devemos ter a atenção voltada para diferentes pontos de vista, não apenas para o número de seguidores, e sim, principalmente, para verificar se aqueles seguidores de fato retratam o público alvo que pretendemos explorar com nosso conteúdo, isto é válido para todas as ferramentas de mídias sociais. Vejamos alguns exemplos:

 Blog / Site: Não adianta ter acesso de 80.000 visitas por mês no meu canal se estas visitas não permancem mais de 1 minuto, ou ainda o número de pessoas que retornam ao seu canal representam apenas 20% do número das visitas. Este é apenas um exemplo muito pequeno de análise para um site, pois podemos e devemos avaliar muitos outros fatores, como por exemplo, quais cidades mais visitam o site, o conteúdo mais lido retrata o meu produto principal?

 Twitter: Ter um número expressivo de seguidores, mas não ter suas postagens retuitadas, ou ainda perceber que você fala por exemplo de mídias sociais e seus seguidores em potencial procuram sobre roupas, isto torna o seu perfil totalmente improdutivo.

 Falando ainda de Twitter, temos uma ferramenta que avalia o Rank do usuário, que é o Klout. Pensando numa ação estratégica com o intuito de escolher usuário influentes para a realização de uma promoção , se você simplesmente pensar no usuário com maior número de Klout, você errou na estratégia, pois além de ter um bom posicionamento no Klout aquele perfil necessita estar associado ao conteúdo que você posta.

 Já pensou em utilizar o perfil de um profissional de esporte influente no Twitter para falar de tecnologia? Não tem fundamento nenhum, você não conseguirá chegar ao seu objetivo com este perfil, pois ele jamais chegará até o seu público alvo, por isso é fundamental não focar somente no número , mas sempre pensar no seu público alvo.

 Facebook: A mesma regra é valida para as páginas no Facebook, não adiante ter mais de milhares de fãs e não ter quase ninguém falando sobre seu canal, comentando, compartilhando.

 Conclusão: Não se empolgue com os números nas mídias sociais, mas preocupe-se principalmente com as interações, e se o tipo de interação está de fato retratando sua realidade; caso isto não esteja acontecendo, você precisa repensar a forma de trabalhar sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.