Monitorar ações feitas nas mídias sociais com o goo.gl

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Saiba como monitorar ações feitas nas mídias sociais com o goo.gl

Monitorar ações realizadas nas midias sociais

Sempre encontramos pessoas querendo saber qual foi o retorno de uma ação realizada em seu site, blog, ou até mesmo uma ação feita diretamente nas mídias sociais, com o objeto de saber a estatística de qual mídia  apresentou maior retorno.

Sei que alguns falarão que basta configurar o Google Analytics e o problema esta resolvido, porém, nem todas as pessoas sabem utilizar tal ferramenta, por este motivo resolvi escrever este artigo, oferecendo uma solução mais simples, o encurtador de link do Google.

Mas qual a relação de um encurtador de links com a estatística do meu canal?

Encutador de Links do Google

O serviço de encurtador de links do Google, o http://goo.gl além de compactar um link para ocupar menos espaço (geralmente esta ação é utilizada para o Twitter), gera estatísticas de quantos cliques foram realizados, e informa de quais mídias vieram os acessos, entre outras informações.

Vantagens

Ter controle sobre as ações que você realiza no Facebook, Twitter, Google Plus e tantas outras mídias, sabendo qual destes canais enviaram maior acesso. Além disto é possível saber quais das ações por exemplo, teve um período de retorno maior, pois, o serviço mostra o gráfico estatístico dos dias de acesso daquele link encurtado.

Antes de continuar…

Mas como ter acesso a este serviço?

http://goo.gl é mais uma das ferramentas do Google, para que você tenha acesso a este recurso, acesse o link, e faça login com sua conta do Google (usuário do Gmail, GooglePlus, Youtube entre outros), desta forma é mais fácil acessar o canal futuramente para obter o resultado das ações.

Retornando ao assunto principal..

Como fazer isto na prática?

Copie o link que pretende monitorar, acesse o serviço http://goo.gl, informe o link que foi copiado e clique em “Shorten URL“, com isto o link já  está encurtado e pronto para ser monitorado.

A partir deste momento, informe este link nas mídias sociais que deseja divulgar sua ação, e quando alguém clicar no  link, o http://goo.gl estará mapeando e registrando este acesso.

Veja o  exemplo de uma ação realizada:

Neste exemplo, temos um link original, link encurtado, tempo de criação da ação e o número de cliques realizado, se clicarmos na opção “Details” veremos o quadro abaixo:

Podemos perceber o dia da ação, número de cliques, pais de acesso, referencia de acesso entre outros dados.

Faça a experiencia com esta aplicação, e tenha controle de sua ações nas mídias: http://goo.gl/

11 Comentários











Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.