O que é Web 2.0 ?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Cultura da Colaboração !

Web 2.0A Chamada Web 2.0 (que já caminha para Web  3.0  ou a chamada Web Semântica) é uma inovação no modo de trabalhar  na net, pois, ao invés do usuário  concentrar as informações em sua máquina, ele as deixará disponíveis na própria rede, e de forma colaborativa.  Outras pessoas podem interagir com o seu conteúdo e contribuir para a melhoria do mesmo.

Segurança e Privacidade

Não se assuste, isto não é feito de qualquer forma, nos serviços Web 2.0 , O primeiro passo é criar uma conta, definindo nome de usuário e senha para  que seja possível ativá-la.

O próximo passo é justo definir regras de acesso ao seu conteúdo, escolhendo o que pode ser visto por outras pessoas  e quem pode fazer isto, entre outras definições disponíveis.

Exemplo de aplicação WEB 2.0

Um ótimo exemplo, e acredito que seja o mais comum, é o blog – na qual as pessoas colaboram, disponibilizando neste espaço seu conhecimento.

Outros exemplos de ferramenta web 2.0 conhecidos são:

Facebook:  uma comunidade de relacionamento totalmente interativa, na qual o principal foco não é a ferramenta, mas , pessoas.

Flickr:  (http://www.flickr.com) um canal hospedagem de fotos,  na qualo usuário cria vários albuns,  defini o que é pode ser público, entre uma infinidade de recursos disponíveis.

Delicious (http://delicious)  O Delicious nada mais é do que o sua lista de favoritos, porém na internet.  Fica disponível a qualquer momento ,em qualquer lugar e para quem quiser.

Obs: Em todos serviços  Web 2.0, é possível definir regras de acesso ao conteúdo, sendo de responsabilidade do usuário da conta escolher o que deseja tornar público ou privado.

Conclusão

No meu ponto de vista a principal característica das  aplicações Web 2.0 é  a colaboração, onde ambos os lados contribuem na construção constante de novas idéias, novas propostas. Gosto de falar que é uma mão de 2 vias, onde ambas as partes são favorecidas.

“Na Web 2.0 o foco são ‘pessoas’, a tecnologia é apenas um meio eficaz  para aproximá-las.”

16 Comentários


  1. Olá Paulinho, beleza?!

    A Web 2.0 é algo impressionante mesmo, a facilidade de como a informação é organizada e a forma que ela se propaga é muito interessante.

    Vai aqui uma lista NACIONAL dos serviços Web 2.0
    http://lista2.0br.com.br/

    Abraço!!! Flw!!!

    Responder











Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.