Google Webmaster muda de nome e se torna mais acessível

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Google Webmaster muda  o nome para “Search Console” e se torna mais acessível

Google Webmaster muda de nome e se torna mais acessível

Se você é daqueles que acha que este assunto é técnico e não tem sentido, é exatamente para você que estou escrevendo este artigo, pois, a mudança do Google na ferramenta “Google Webmaster Tools” quer mostrar que este recurso é para todos.

Por estes dias o Google na versão americana anunciou a mudança  no nome de sua ferramenta, alteração esta que não acontece somente no nome, mas também em alguns recursos dentro do serviço.

O Google ressalta que a ferramenta com o nome “Google Webmaster Tools” dá a impressão que é um serviço apenas para desenvolvedores de sites, o que na pratica não é verdade.

A proposta da ferramenta é que todo e qualquer tipo de profissional de mídias digitais tenha acesso ao serviço sem nenhum conhecimento mais avançado.

Podemos dizer que a ferramenta tem áreas mais técnicas exclusivas para desenvolvedores, mas conta com outras áreas para análise de estratégias e apontamentos de erros que possam ocorrer em seu canal.

Com a mudança de nome, o serviço também está passando por alguns pequenos ajustes que permitem uma leitura fácil dos recursos por parte de quem acessar a ferramenta.

O nome “Search Console”  é uma espécie de “caixa de ferramenta” para ajustes rápidos e podemos dizer que esta é a sua verdadeira função.

As alterações ainda estão acontecendo e seu lançamento oficial acontecerá nas próximas semanas. Dentro das alterações, além do nome e link, haverá também adaptações em alguns dos recursos.

Uma das principais alterações é a inclusão do “Search Analytics” que exibe quais são as suas palavras-chave melhor posicionadas no Google, exibindo uma série de detalhes muito interessantes para sua estratégia. Veja a imagem de exemplo

Search Analytics do Google Web Master Tools

Outra alteração que já é visível é a aplicação do nome “Search Console” na área administrativa da ferramenta. Confira:

Search Console

Partindo desta ideia, se você tem um site ou blog, obrigatoriamente precisa ter conhecimento e acesso a este fabuloso recurso para garantir o bom desempenho do seu site.

Caso não saiba por onde começar para ativar sua conta no Google Webmaster Tools” veja este artigo no qual faço uma breve apresentação do serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.